Você sabe como estudar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Essa certamente não é um pergunta fácil de responder. Seja você um estudante inveterado, um empreendedor ou um iniciante na faculdade.

Estudar o conteúdo de uma disciplina da faculdade ou até mesmo um novo produto para um empreendedor, vai requerer de ambos, dedicação e tempo para absorver conteúdos, que muitas vezes são textos e cálculos complexos. Além da concentração e de uma boa memória.

O fato é que, o estudo é uma estratégia de aprendizagem particular, o que torna a mensuração do mesmo algo de extrema complexidade.

Outro ponto que dificulta resposta a essa pergunta, é a insistência que nosso sistema educacional exige do nosso estudante, algo que nunca lhe foi ensinado, o simples ato de aprender como aprender!

Mesmo hoje, depois do desenvolvimento de diversos estudos e a criação de ferramentas pedagógicas e andragógicas, o sistema educacional não ensina o estudante a estudar as diversas disciplinas que têm ao longo de sua vida, e naturalmente esse ciclo continua mesmo que você se torne um empreendedor, concurseiro ou consiga aquela tão desejada vaga na empresa em que atua.

Com esse cenário apresentado, você passa a achar que é incapaz de obter boas notas ou sucesso em seus objetivos. Chegando ao ponto de se declarar intimamente como BURRO, pois não consegue tirar boas notas em disciplinas como: matemática, português, inglês e tantas outras durante o período escolar.


Então você se faz a  pergunta: “como eu posso me desenvolver em uma empresa, já que muitas exigem o constante aprimoramento educacional para assumir outros cargos e até mesmo  para se manter empregado?”

Pois afirmo para você que o motivo desse fracasso nada tem haver com falta de inteligência, pois isso é uma qualidade humana. O que realmente falta para alguns é o fundamental, aquilo que deveriam ter nos ensinado antes de qualquer outro assunto: saber estudar!

Aprendiz, aluno, acadêmico, não importa o nome. Independente de sexo, idade ou classe social, quem busca o conhecimento por meio do estudo é definido como estudante.

Todo ser humano é um estudante em potencial, muito embora para alguns a competência de estudar ainda se encontra adormecida.

É realmente trágico quando vejo pessoas maduras que voltaram a estudar incorporarem a falsa ideia de que com o avanço da idade, aprende-se menos. Elas acreditam que estão velhas para aprender quando na verdade, a maturidade favorece o processo de associação e, consequentemente, o aprendizado.

O novo desafio para todos aqueles que desejam o verdadeiro conhecimento é aprender a aprender. Quando aprende-se como estudar de forma eficaz, o estudante muda completamente a visão distorcida, limitada e negativa da faculdade ou os desafios do mercado de trabalho, passando a se tornar uma pessoa mais aplicada.

Estudar é o caminho para o conhecimento e para a realização pessoal. Só um estudante que aceita o desafio de aprender a estudar está no caminho certo, pois quem se dedica obtém conhecimento. Conhecer permite encontrar saídas e vencer. Estudar torna a vida mais fácil.

E você! Tem alguma dificuldade em estudar? Dificuldade com alguma disciplina ou assunto? Deixe nos comentário suas dificuldades e estratégias para estudar.

 

Referências:

68 Comentários


    1. Tenho muitas dificuldades de concentração e não pode haver se quer um barulho por perto mesmo que seja pequeno. Me retiro do movimento e me organizo qual disciplina vou exigir maior dedicação.

      Responder

    2. Tenho dificuldade em me organizar para estudar, e ter aquele tempo específico para um momento de focar no conteúdo da matéria a ser estudada e sou muito distraída o que me atrapalha bastante.

      Responder

  1. É muito importante para o aluno encontrar uma forma de estudar que seja eficiente, pois a mesma melhora o processo de aprendizagem e torna o caminho até o conhecimento mais produtivo.

    Responder

  2. Saber como estudar é primordial. Muitos pensam que não conseguem mais. Mas a realidade é que não se sabe como fazer isso.

    Responder

  3. É verdade! Texto muito interessante! Devemos buscar a melhor maneira de aprender, pois sei que cada um possui um modo individual de aprendizagem. As vezes por não saber como estudar as pessoas deixam de aprender!

    Responder

  4. É de suma importância buscar formas para um bom aprendizado, pois o conhecimento que for obtido agora, e ao longo da vida ninguém pode tirar de nós.

    Responder

  5. A maior dificuldade para um estudante iniciante, realmente é não saber estudar. Estudar de maneira correta é uma pratica que se adquire com o tempo e que traz enorme satisfação ao estudante, tendo em vista que muitas vezes é preciso um empurrãozinho de alguém de fora para que se aprenda realmente como estudar.

    Responder

  6. Texto bom, compacto e motivador. O método de estudo realmente vária de pessoa para pessoa , não existe uma maneira “correta” de como estudar, logo não podemos criticar uma pessoa pelo ritmo dela ser mais lento ou mais acelerado que o seu, o artigo nos faz refletir sobre esse ponto, dando destaque para as pessoas mais velhas que dizem ter dificuldade para aprender, esse pensamento é criado apenas por mera tradição imposta pela sociedade, que diz que depois dos 25 anos uma pessoa esta velha demais para estudar e que seu tempo já passou (o que esta completamente errado por sinal). Também é importante ressaltar a parte de que as pessoas se consideram “burras” pois isso não pode ser levado a sério, visto que todos os seres humanos possuem inteligência.

    Responder

  7. Muito motivador o texto. Possuir algumas dificuldades todos nós temos e por isso devemos vencer a cada dia através do esforço e dedicação.

    Responder

  8. Realmente, não é nada fácil conseguir se organizar e desempenhar o estudo. Mas precisamos buscar e se esforçar, cumprindo com nossas metas e objetivos. O artigo tem um grande grau de motivação para que os leitores venham buscar seus objetivos na sua jornada escolar.

    Responder

  9. Saber estudar é realmente a grande dificuldade dos alunos. Esse é um problema que atualmente, afere mais intensamente os estudantes, e que acaba gerando outros problemas. Aprender a estudar é complicado, pois cada um tem um jeito diferente, mas é necessário.

    Responder

  10. A forma com se estuda é muito importante, pois refere-se a um elemento da aprendizagem onde o conhecimento absorvido é com maior facilidade.
    Em suma percebi que não sei estudar.

    Responder

  11. uma triste realidade no Brasil, por não adotar formas de realmente aprender, e na faculdade, e no mercado de trabalho sofremos com isso.

    Responder

  12. Saber é um passo primordial para se ter uma vida acadêmica ou profissional com um grande conhecimento

    Responder

  13. Excelente texto, de fácil compreensão. Realmente saber estudar é de extrema importância pois como falado, as vezes a dificuldade não está na matéria e sim na forma que o aluno utiliza para estudar, saber estudar pode fazer muita diferença na vida da população.

    Responder

  14. Possuo muitas dificuldade em estudar umas das matérias pra mim mais difícil é Matemática.
    Mas sempre estou buscando forma de aprender em vídeo aula(me salva!) lista de exercício,etc…
    As vezes tiro o dia para estudar mas acabo dormindo kkkkkkkk quem nunca né?

    Responder

  15. Saber como estudar é realmente uma questão muito importante! Grande parte dos estudantes passam muito tempo estudando mas nem sempre da forma correta, deste modo, quando avaliados não se saem como esperado e passam a acreditar que não são capazes.

    Responder

  16. ótimo texto motivador, realista,inspirador, saber como estudar é mesmo primordial!! Parabéns

    Responder

  17. ótimo artigo, saber estudar é realmente muito importante para melhorar a eficiência em que se estuda e assim aprender mais.

    Responder

  18. Entendi que muito se é estudado sobre a forma e como se estudar, que a forma que se faz é fundamental para se obter conhecimento. Todo ser humano é um estudante em potencial independente da idade assim dito no artigo.

    Responder

  19. Muito interessante, pois encontra o modo certo de estudo é a grande dificuldade de todo estudante, varias pessoas se frustam, porque mesmo estudando se saem mal. Por isso temos que estar buscando sempre novas maneiras de aprender, para assim sempre estar melhorando.

    Responder

  20. Otímo artigo! Mas acredito que cada um sabe estudar do seu jeito.

    Responder

  21. A essência da aprendizagem está compreendida em ter um método de estudo, visto que suas dificuldades iram diminuir tendo estes métodos aplicados, no entanto é necessário algo que faça você desenvolver esta maneira adequada de estudo, cada um tem seu método eficaz de aprendizagem e este artigo lhe indaga sobre está questão.

    Responder

  22. Um dos grandes, é estudar sem saber, pois dependendo do jeito que você estuda, pode perder muito tempo e seu aprendizado não rendeu. Ótimo Artigo.

    Responder

  23. Cheguei na faculdade e descobrir que não sabia estudar. Com o passar do tempo aprendi qual método me faz fixar os conteúdos, principalmente as matérias de exatas, que eu sempre tive dificuldade.

    Responder

  24. Saber estudar é muito importante, pois auxilia na auto confiança e a expressar nosso conhecimento, dificuldades existem, mais nada como um bom estudo e uma busca de conhecimentos que não ajude. Primeiramente acreditar em si mesmo e mostrar seu potencial.

    Responder

  25. O fato é que muitos são apenas alunos, quando na verdade o ideal seria ser um estudante. Buscar formas melhores de aprender desenvolveria a capacidade intelectual e cognitiva da pessoa que assimilaria tudo o que quisesse de forma mais ampla.

    Responder

  26. Sei que aprendo pela insistência. Não consigo assimilar algo de cara! Tenho que rever, reler e insistir, demoro para internalizar. Procuro então suprir essa falha.

    Responder

  27. Minha dificuldade é me concentrar em explicações, eu consigo estudar melhor estudando sozinha, lendo e acho bem valido após esses estudos sozinha debates.

    Responder

  28. A maneira de estudar e do aprendizado, varia de pessoa para pessoa, algumas aprende escutando, outros observando e aqueles a buscam as informações quando o assunto não for compreendido. Quando se tem a dificuldades em certo conteúdos deve separar mais tempo para buscar ao máximo de informações que ajude-o a compreende-lo.

    Responder

  29. Ai esta a maior dificuldade dos estudantes, não saber estudar…

    Responder

  30. Ótimo texto! Realmente saber estudar, e organizar seu tempo é a grande dificuldade dos estudantes.

    Responder

  31. Bom, procuro focar nos conteúdos que não tenho tanta facilidade, grifar as partes importantes e ler bastante. Cometia o equivoco de não estudar logo que conhecia o assunto, isso dificultava na hora das provas, por exemplo. Hoje busco estudar assim que é passado o conteúdo, afim de facilitar o aprendizado.

    Responder

  32. Ótimo texto, nem sempre sabemos estudar corretamente mas quando se tem força de vontade e determinação conseguimos absorver melhor todo conhecimento aplicado pelos nossos professores que serão levados para toda vida .

    Responder

  33. Eu gosto de assistir vídeo aula, porque quando eu não entendo o conteúdo eu posso voltar e assistir novamente.

    Responder

  34. tenho muita dificuldade de aprender em sala devido a meu devise de atenção e compreensão , e pela linguagem expressada pelo docente , onde acabo recorrendo a vídeo aula onde tem uma linguagem mais simplificada .

    Responder

  35. muito bom, estudar é chave para tudo. Independente de idade todos nós podemos ter conhecimento .

    Responder

  36. Excelente texto sobre a forma correta para estudar. Procuro sempre me atentar ao máximo em sala de aula para que não sobre muito conteúdo para eu revisar em casa. Quando tem algo que sinto a necessidade de revisar, apenas leio em voz alta e tento explicar o que acabei de ler.

    Responder

  37. Não é preciso muito para que a amplitude de apreender a apreender se abra para as contribuições do estudo.
    Utilizar estratégias, não parte apenas da necessidade de empreender, mas da necessidade de ser estratégico com suas atividades do dia-a-dia, visando um objetivo geral!
    Pesando assim, busco trabalhar de forma estratégicas conciliando os estudos da universidade, de concursos e de atividades extracurricular, pois todos tem algo a complementar entre si. Revisar o que foi estudado, pesquisar em outros meios de pesquisa os temas ou conteúdos que senti dificuldade, colocar no papel palavras chaves do conteúdo e planejar o que tenho prioridade, levando em consideração o aspecto social.

    Responder

  38. Ótimo texto, traz uma reflexão em relação sobre as formas de estudar, as formas de se aprender. Independente da idade, o estudar é essencial para o ser humano, e cada um deve se atentar a qual forma de aprendizado surte mais efeitos para ele.

    Responder

  39. Muito bom o artigo, vejo que é importante ter orientações.
    Minha estratégia de estudo, é anotar as coisas mais inportantes e depois estudar em cima delasl.

    Responder

  40. Realmente, organização acima de tudo, é um texto bastante acolhedor a quem deseja estudar de forma mais simplificada e com resultados com mais clareza e objetivo

    Responder

  41. Ao nos referirmos á questão de estudo é importante termos consciência que é a chave primordial para chegarmos ao sucesso .Quem não tem dificuldade ? Quem não tem duvidas ? Quem não tem medo? Basta cada um acreditar que é capazes de fazer o melhor de si .
    Ótimo texto !
    Minhas estratégias de estudar, fazer anotações , leitura , procurar exemplos do que foi estudado.

    Responder

  42. Verdade o verdadeiro segredo do sucesso nos estudos é saber estudar

    Responder

  43. Ótimo artigo parabéns!
    No meu caso tenho muita dificuldade de concentração, procuro revisar sempre o que foi passado em sala de aula, as minhas estratégias e fazer anotações , leitura , procurar exemplos do que foi estudado…saber como estudar faz toda a diferença no aprendizado.

    Responder

  44. PREFIRO VÍDEO AULAS TAMBÉM VOCÊ TEM A DISPONIBILIDADE DE VER QUANDO E QUANTAS VEZES QUISER.

    Responder

  45. Tenho dificuldade em me concentrar, por isso busco por vídeo aulas e artigos para rever o conteúdo estudado em sala.

    Responder

  46. O texto nos inspira a aprender como fazer do aprendizado uma tarefa do dia a dia, porque com sem a leitura ou aprendizado não chegamos em lugar algum, e cada pessoa tem seu jeito de aprender, uns de forma mais normal e outros de forma não convencional, algumas das minhas maneiras de estudar é ler livros com uma linguagem mais informal e vídeo aulas.

    Responder

  47. Eu amo estudar, até consigo estudar e ir bem nas matérias, mas não tenho tática alguma, só tento me concentrar bem.

    Responder

  48. Aprender a estudar e uma arte… uns acham chato, outros acham que por causa da idade não são capazes de absorver conhecimento. Fato que para se ter uma boa aprendizagem, vários fatores estão relacionados, como por exemplo, uma boa alimentação e exercícios físicos, e principalmente determinação e força de vontade, pois cada um destes fatores ajuda na engrenagem desta maravilhosa maquina que e o corpo humano.

    Responder

  49. Certamente,todos acadêmicos têm uma dificuldade em aprender, contudo, há aqueles que têm uma maior facilidade em aprender. “A aprendizagem está escassa devido àquele tempo que deixamos para aprender depois”.

    Responder

  50. Minha dificuldade é a distração e a falta de administração dos meus afazeres, acarretando na falta em adquirir novos conhecimentos. Minha estratégia é desenvolver minhas prioridades.

    Responder

  51. Tenho muita dificuldade em estudar onde há barulho,não consigo me concentrar totalmente e isso prejudica a absorção de conteúdo.
    Tenho mais dificuldades com disciplinas que envolvem cálculo,minhas estratégias para estudar são geralmente,ficar em lugar calmo e confortável,com todas as ferramentas que necessitarei,para evitar a distração.

    Responder

  52. Minhas estratégias de estudo são assistir vídeo aula, estudar em um local silencioso e ler bastante sobre o conteudo

    Responder

  53. Tenho muita dificuldade em em concentrar, principalmente por causa do celular. Minhas estratégias de estudo é desligar o celular, ficar em um local silencioso e assistir vídeos aulas.

    Responder

  54. A dificuldade se encontra em conseguir organizar os estudos e horários para realizar as atividades, sem contar nas revisões.

    Responder

  55. Prestar tenção na aula e os conteúdos interessantes procurando por outros meios: internet, livros, revistas…

    Responder

  56. ESTUDAR É O CAMINHO PARA O CONHECIMENTO, PARA CONSEGUIR O SUCESSO NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, AS VEZES FICAMOS NOS OSTRACISMOS, MAS VALE A PENA POIS PODEMOS GANHAR O MUNDO.

    Responder

  57. Saber estudar é muito bom para aprimorar a nossa carreira e melhorar o nossa conhecimento

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *