Como fazer um mapa mental

Tempo de leitura: 4 minutos

Mapas mentais possuem diversas utilidades, desde o uso na escola/universidade pelos alunos e professores como dentro de empresas para apresentações e BrainStorms. Também é utilizado na organização de informações e preparação para exames como concursos públicos, ENEM, provas e testes avaliativos. Para ajudá-lo, esse artigo, apresenta um roteiro de como fazer um Mapa Mental de forma simples e eficaz.

Conecte ideias com mapas mentais

Os mapas mentais, aumentam a nossa capacidade de memorização e associação de ideias devido a uma série de princípios. Entenda como seu cérebro funciona quando você vai estudar ou se organizar criando um Mapa Mental.

1. Pensando radial

O que acontece quando você ouve uma música, cheira uma rosa ou vai saborear um sorvete? Qualquer uma dessas ações faz com que um conjunto associado de pensamentos ocorra em nosso cérebro.

Assim, cada cheiro, gosto, som ou sensação pode ser representada como uma esfera central que pode se dividir em dezenas, centenas ou mesmo milhares de pensamentos.

Este processo mental que é conhecido como “radial pensamento”, pode ser representado graficamente por meio de um Mapa da Mente.

Seu cérebro é um supercomputador gigante de associações, e para operá-lo, você só precisa virar a “chave” para a direita, ou seja entender os seus pensamentos.

2. Os hemisférios cerebrais

A ciência mostra que o nosso cérebro é dividido em dois hemisférios: “habilidades corticais” um a esquerda e outro a direita, que realizam uma ampla gama de tarefas intelectuais, incluindo: lógica, ritmo, cor, listas, devaneios, números, imaginação, linguagem, etc.

Assim, um Mapa Mental, ao contrário de outros métodos de estudo, prioriza inúmeras habilidades corticais ativas, favorecendo a memorização rápida.

Quanto mais integradas essas habilidades são, você terá mais capacidade de memorização.

3. O poder das imagens

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Esta simples frase ilustra perfeitamente o que queremos explicar. Imagens ativam numerosas habilidades corticais, o que, mais uma vez, melhora a nossa memória e nossa capacidade de associar ideias e conceitos.

Diferentes pessoas têm diferentes estilos de aprendizagem, mas estudos demonstram-se  que, em média, a maioria têm um percentual de reconhecimento de imagem entre 85% e 95%.

Assim, um mapa mental, que é essencialmente uma imagem e organização de ideias, uma vez desenvolvido, é um recurso ideal para estimular a atividade cerebral.

Como fazer um Mapa Mental passo-a-passo

Uma vez visto a teoria, pratique e veja como mapas mentais podem ajudá-lo em seus estudos. É importante ressaltar que essa conexão de ideias ocorre tanto durante a criação e estudo do mapa mental como na fase de visualização, e o ideal é que sejam feitas revisões e inclusões de novas ideias.

Vamos fazer um Mapa Mental sobre a literatura Brasileira. O primeiro passo seria criar o tópico central – Nesse caso colocamos o nome

Em seguida, criam-se vários tópicos secundários com as principais ideias que pretendemos desenvolver sobre o tema.

Para esse tema, vamos falar sobre cada época da literatura brasileira.

O próximo passo é trazer essas ideias para o próximo nível para desenvolvê-las. O processo de elaboração do mapa mental é precisamente onde vive parte de sua magia. Nessa fase você irá pensar em tudo o que se relaciona com aquele tópico.

No nosso caso iremos explorar o estilo, a história e autores de cada época!

Finalmente, você pode adicionar recursos visuais como símbolos, fotos e também anotações relacionados a cada tópico, deixando seu Mapa Mental ainda mais completo. Além disso você percebeu que nós usamos cores diferentes. Dessa forma você consegue identificar e separar os temas dentro de cada tópico, tente também usar letras de tamanhos diferentes, negrito ou itálico se quiser criar diferenças!

O desenvolvimento de mapas mentais é um processo que pode ser feito individualmente ou em grupos. Cada participante ajuda a “preencher as lacunas” por meio de conexões, incentivando a geração de novas ideias para o grupo.

Agora que você tem uma ideia de como fazer um Mapa Mental, tente criar o seu! Os websites ExamTime.com e MapMindFree.com são ferramentas grátis e online, dessa forma você poderá acessar as informações de onde estiver!

Ah… Veja a seguir como ficou o nosso Mapa Mental completo.

Você gostou deste post? Deixe nos comentários sua opinião.

Referências:

  • BUZAN, Tony. Mapas Mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
  • http://www.mapamental.org/mapas-mentais

151 Comentários


  1. Realmente um excelente artificio para o aprendizado, já utilizei diversas vezes por obrigação se não eu não ganhava presença! podem ver tive que publicar no meu face#ILoveMindMap

    Responder

    1. Muito bom!
      As dicas são excelentes e eu particularmente usaria os sites recomendados, pois nunca utilizei os mesmos.

      Responder

    2. É uma ótima opção para melhor absolvermos o conteúdo, facilitando o aprendizado em diversos tipo.

      Responder

  2. É de suma importância a pratica do mapa mental para realizar atividades, no contexto da astronomia, no meu caso, utilizando palavras chaves e inter-relacionadas fazendo com que fluam ideias e memorização de conhecimento, foi utilizado o software microsoft e excel para ajudar na estruturação

    Responder

  3. saber o segmento do meu bando de dados, se é cadastro de alunos logo partirei em definir os atributos que vou precisar e assim configurar cada atributo.

    Responder

  4. Hoje em dia é de extrema importância ter conhecimento sobre as informações e a forma como lidamos com ela em nosso dia a dia! Sendo assim um dos benefícios que me chamou mais atenção no mapa mental, foi o desenvolvimento da habilidade focar no que é realmente essencial. Foco no que é essencial e importante.

    Responder

    1. Foca sempre no que é mais importante no momento em que estar passando, seja, universidade, trabalho ou em conhecimento por indicação para o desenvolvimento pessoal.

      Responder

  5. Para criação do mapa mental sobre o InterBase, vamos pesquisar sua história e utilização, e seus conceitos e tentar conectar a imagens do cotidiano que facilitem sua compreensão, e tragam a informação relevante mais rápida! E usando o Exam Time vamos contruir o mapa mental!

    Responder

  6. Não sei muito bem qual estratégia utilizar para criar meu mapa mental sobre PostgreSQL. Mas usarei o websites MapMindFree.com por ser uma ferramentas grátis e online

    Responder

  7. Gosto muito da ferramenta Mapa Mental, para meu aprendizado na universidade. Porém acho complicado executa – lo quando se trata de assuntos que não tenho afinidade. Amei as dicas para continuar elaborando meus Mapas mentais.
    Obrigada!!!

    Responder

  8. A criação do mapa mental deve vir de acordo com o que o seu criador achar necessário para a memorização do processo dos dados, no meu caso do MS Access e ainda não sei como criarei o mapa mental, mais vou tentar colocar em pratica o que eu penso como passos para a criação de um mapa mental. Utilizarei o programa ExamTime.com para criar o meu mapa mental.

    Responder

  9. O mapa mental é um meio de facilitação na hora de você criar linhas de pesquisas dentre outras coisas. Como estratégia utilizarei uma releitura do meu conceito de banco de dados, depois diante a palavra chave interligaria ou fatores como sua criação e como ele se encontra hoje.

    Responder

  10. Para a criação do mapa mental sobre o firebird vou tentar conectar os conceitos sobre ele, e colocar diferentes cores e fontes de letra de acordo com o nível de relevância das informações, e se possível também utilizar imagens para tentar melhorar a absorção das informações.

    Responder

  11. Para criar o mapa mental busco colocar primeiro o assunto central, em seguida tentar relacionar outros tópicos a esse tema central, e ir relacionando da maneira que achar mais fácil para memorizar. Utilizarei o EXAMTIME para elaborar meu mapa mental.

    Responder

  12. O Primeiro passo para começar um mapa mental seria por o tópico central que seria no meu caso o DataFlex, a partir de então seguiria com as ramificações relacionadas ao banco de dados. Irei utilizar o programa EXAMTIME para construir o mapa mental.

    Responder

  13. Para criação do mapa mental do filme “Os piratas do vale do silício” irei dividir o filme em três partes,das quais estão dispostos o início, meio e fim; dentro destas partes irei relacionar o período e seus principais acontecimentos dentro deste. Desta forma ao término do mapa mental eu terei uma relação completa sobre o assunto tratado no filme.

    Responder

  14. Mapa mental me ajudara a entender e a reunir melhor as informações sobre o filme “Piratas do vale do Silício”. Depois desse artigo,surgiu ideias ótimas de como criar um mapa,eu por exemplo colocarei uma ideia central,e farei subtítulos a partir dessa ideia,esses subtítulos podem ser os nomes das empresas( Microsoft e Apple),a partir dai poderei ir relacionando acontecimentos por datas, por evento, enfim, são muitas coisas que podem ser ligadas ao mapa,e com erteza me ajudara muito.

    Responder

  15. Ter ideias focadas e potencializadas é muito importante. Para isso utilizamos o Mapa Mental. Irei estruturar o meu Mapa Mental sobre o filme/documentário “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”, buscando o tema central, ramificando várias ideias sobre o tema, elaborando de forma clara para melhor absorção de conhecimentos.

    Responder

  16. Bom eu ainda não avia utilizado o mapa mental. Mas buscarei todos os recursos possíveis para fazer o mapa mental, dessa forma, o mapa mental me ajudará à potencializa os meus estudos e ter maior memorização dos conteudos, assim terei êxito no que desejo.(amplia os meus conhecimentos.).

    Responder

  17. Para criar o mapa mental sobre o filme/documentário “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO” devo identificar o fato principal, ai sim fazer a classificação dos complementos e destacar o conteúdo de cada complemento para que possa facilitar os estudos e a organização, como é para fazer de um documentário acredito que seja mais fácil do que se fosse de uma palestra.

    Responder

  18. O mapa mental é uma linha de pensamentos com associação de idéias que podemos utilizar gravando simples coisas que nos farão lembrar do filme, como datas, nos levarão a momentos e criações a inventores este seria o método que utilizaria para o filme/documentário “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”.

    Responder

  19. Para o desenvolvimento do mapa mental sobre “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO” utilizarei o nome do filme como tema central e palavras chaves que explicarão a trajetória de Bill Gates e Steve Jobs para a criação das respectivas empresas: Microsoft e Apple. Adicionarei ao mapa fotos dos criadores e de produtos atuais dessas empresas para melhor fixação do conteúdo.

    Responder

  20. Para a criação do mapa mental, colocarei o tópico central e em seguida os tópicos secundários, terciários, e por fim imagens, pois ajudam a intender o principal objetivo do tópico central.

    Responder

  21. É possível utilizar o mapa mental praticamente para tudo e como já existem sites específicos para faze-lo fica mais fácil.
    A minha estratégia para o mapa sobre o filme irá conter bastante imagens para facilitar a memorização de cenas importantes.

    Responder

  22. Para criar um mapa mental sobre o filme “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO” eu utilizarei o website ExamTime.com, acredito que me ajudará a desenvolver informações aprendidas com o filme e poderei reunir tudo numa forma fácil de compreensão.

    Responder

  23. Muito interessante esse meio de aprendizagem facilita muito na hora dos estudos e é mais fácil para recordar os temas estudados.

    Responder

  24. Utilizarei o mapa mental para a criação do meu mapa mental sobre o filme/documentário “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO” anotando as partes mais importantes do filme e fazendo alguns desenhos para maior facilidade na hora de recordar o filme/documentário.

    Responder

  25. Para criar o meu mapa mental vou utilizar o site ExamTime.com, colocando primeiramente o tema central em detaque e a partir dele criar tópicos ramificando o tema com subgêneros, fotos e frases que me ajudem futuramente a identificar de forma prática assuntos específicos.

    Responder

  26. O mapa mental, ora apresentado, lembra a estrutura de um neurônio. Sendo assim, utilizarei o formato sugerido estruturar um mapa mental sobre o filme “Os Piratas do Vale do Silício”, que narra a história da evolução da meios telemáticos atuais como Apple e Microsoft.

    Responder

  27. Utilizarei a estratégia de criação do meu mapa mental sobre o filme/documentário “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO” com um tema central sobre a história da Apple e Microsoft e logo em seguida aprofundar esse tema em sub tópicos que realce a trajetória vivida, de forma breve, mas com palavras chaves do documentário.

    Responder

  28. A estrategia que utilizei foi a notar pequenos trechos mais marcantes ao longo do filme. “Os Piratas do Silício”, esse filme narra a evolução da informatica, achei fundamental para quem quer se ingressar na área de informatica, tecnologia etc.

    Responder

  29. O mapa mental, sobre o Filme/ documentário Os Piratas do Vale do Silício, utilizarei das estratégias utilizadas para alcançar o objetivo, a disputa pelo domínio de mercado e a busca por novas técnologias, utilizarei o website ExamTime.com, para organizar as informações e destacar os pontos de empreendedorismo do filme.

    Responder

  30. Mapa mental utilizado para memorizar ideias ajudando assim na organização de informações passadas a nosso cérebro tornando mais fácil e pratico o estudo. Para a criação do mapa mental é preciso buscar a ideia central para assim depois desenvolver os tópicos que facilitaram a memorização do conteúdo a ser estudado, isso faz com que ele tenha múltiplas utilidades, facilitando o trabalho de uma empresa ou o estudo de um aluno entre outras funções.

    Responder

  31. Um mapa mental sobre o filme/documentário “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”, pode ser feito através da divisão das empresas Microsoft e Apple, em que são subdivididas em: início (criação) e desenvolvimento (crescimento). Sendo ilustrado com imagens, nomes dos seus fundadores e participadores, além de datas e lugares.

    Responder

    1. A estratégia que utilizaria para criar o meu mapa mental sobre o filme/documentário¨Os piratas do vale do silício,seria pegar os temas centrais sobre o filme e falar da criação do Microsoft e Apple.

      Responder

  32. Para criar meu mapa mental sobre o filme/documentário “Os Piratas do vale do Silício”, irei primeiramente utilizar o tema central da história e separar os pontos mais importantes, utilizando imagens e fazendo anotações, para minha melhor compreensão do assunto do filme/documentário.

    Responder

  33. Para a criação do mapa mental sobre o filme documentário “Piratas do vale do silício” vou me utilizar de datas , nomes, criação de computadores e assim utilizar um tópico principal relacionado a sub-tópicos que apresentem detalhes simples, mas de grande importância na hora de cria-lo.

    Responder

  34. Para o desenvolvimento do mapa mental sobre “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO” ultilizarei o método do tema central e depois disso ver quais são suas ramifiações para que o assunto possa se expandir e que tenha relação com tema proposto. Com a criação da Microsoft e Apple que é oque se passa no documentário, colocaria imagens, subtópicos, palavras chaves que me façam fixar na memória e refletir sobre o tema central só de olhar as imagens.

    Responder

  35. A estratégia que usarei sera colocar um tema central (O nome do filme), depois usarei dois subtemas (Microsoft e Apple), a partir dos subtemas desenvolverei o mapa com seu criadores, acontecimentos importantes e datas.

    Responder

  36. Para a criação do mapa mental, embasado no filme. Terei por base o ponto principal do filme “A criação de um micro computador”, a partir desse ponto todas as ramificações serão decorrentes do sucesso/fracasso que os personagens tiveram no decorrer do mesmo.

    Responder

  37. A estratégia utilizada para o desenvolvimento do meu mapa mental sobre o filme “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO” foi, primeiro criei um tópico central sobre o tema do filme, depois vários tópico secundários com cenas e imagens do filme.

    Responder

  38. A estratégia a ser utilizada é separar em dois temas: Microsoft e Apple. A partir daí fazer ramificações começando pelos pontos principais, como o nome dos fundadores, quando começaram a desenvolver os sistemas e assim por diante.

    Responder

  39. Esse desenvolvimento do mapa mental é uma ótima estrategia para reconhecimento do que deve ser priorizado, as imagens ganham um grande significado na produção desse mapa assim com palavras chaves, podendo separar e organizar grande parte do aprendizado. Apesar de não utilizar o mapa mental como ferramenta até o momento fico satisfeita em conhecer esse recurso e poder assim ter maior desempenho nos estudos, trabalho e em tudo que necessito.

    Responder

  40. Criar um mapa mental sobre o filme “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”, faz com que possamos observar bem as idéias do filme é o que ele quer nos passar, colocalando assim imagens e cores diferentes farão que a percepção das ideais serão melhores observadas e compreendidas. Facilitando o entendimento do conteúdo.

    Responder

  41. Bom, primeiro definir o tema ( Os Piratas do Vale do Silício) , a partir desse tema criar um novo tópico (Criação do Computador Pessoal) – (Microsoft e Apple) e definir oque cada criador dessas empresas fez de importante, cada passo, cada nova conquista e inovação. Exaltando suas façanhas, e em que período cada uma delas ocorreu.

    Responder

  42. Para a criação do mapa mental sobre o filme “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”, colocarei o tema central e depois algumas ramificações de ajudaram a descrever fatos e acontecimentos que são importante.

    Responder

  43. Na vida acadêmica o mapa mental é uma ferramenta útil para a organização das ideias sobre qualquer assunto, sendo possível ser utilizada tanto na escola, como no trabalho, ou em qualquer área da vida que dependa de um planejamento.

    Responder

  44. Para a criação do Mapa Mental sobre o filme/documentário “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”, utilizarei o titulo como tema central, depois colocarei os nome “Bill Gates e Steve Jobs” como subtemas e assim ir associando as informações mais relevantes.

    Responder

  45. Minha estratégia para o mapa mental sobre o filme “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO” seria organizar todo o enredo do filme com datas e ligar com algum acontecimento importante durante aquela fase.

    Responder

  46. vejo que utiliza mapas mentais é uma forma muito boa pra se fazer mutas coisas ,por meio dele eu posso ganhar tempo e ser o mais eficiente possível . Farei um teste fazendo um mapa mentais do livro” O ANEL DOS NIBELUNGOS” vou tirar as partes mais importantes e por desenhos pra ter um fácil intendimento .

    Responder

  47. Para criar o meu mapa mental pretendo colocar o nome do filme como centro do mapa e a partir desse ponto ramifica-lo em outros pontos que apresentem a história contada no filme, se dividindo conforme o percurso das duas empresas, apresentando datas e fatos ocorridos em cada uma, além de imagens para facilitar a memorização e aprendizado.

    Responder

  48. considero ótimo pra fixação, estudar pra prova por meio de associações.

    Responder

  49. Como estratégia para construir o mapa mental do filme/documentário Os piratas do Vale do Silício, vou tomar como tema principal As Empresas Microsoft e Apple, ramificar com os personagens principais de cada empresa, que receberão novas ramificações com suas características, outras com os produtos, além de utilizar imagens como os logotipos da Aplle e da Microsoft, ou mesmo dos produtos para assim abranger todos os fatos relevantes e centrais do filme.

    Responder

  50. A ideia de fazer um mapa mental vai mudar para melhor a rotina de muita gente para melhor com sertesa abrindo novos horizontes de maneira pratica e segura tornando a vida organizada em todas as áreas do conhecimento trazendo luz e segurança.Eu já tinha ouvido falar de mapa mental mas nunca procurei saber mais,mas agora vou fazer um.

    Responder

  51. Para a construção do mapa mental sobre o filme “os piratas do Vale do silício ” irei selecionar a idéia principal e mais alguns pontos que auxiliam no relato da história, sendo assim o nome do filme como tema principal e a trajetória das duas empresas contadas no filme (Microsoft e Apple) serão os subtemas

    Responder

  52. Usarei os meu pontos positivos na execução desse mapa mental que abordará a história da informatização através do documentário “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”.
    Quais são estes pontos positivos? uma ótima memória fotográfica.
    Utilizarei então fotos de algumas cenas que marcarão os pontos cruciais do documentário e também colocarei citações dos atores de forma que lembrarei claramente do que se passa na história.

    Responder

  53. É de suma importância a pratica do mapa mental. Assim utilizarei este formato para desenvolver o tema abordado; sendo o filme ( Os Piratas do Vale do Silício ), voltado para a história e criação da Apple e Microsoft.

    Responder

  54. Para construção do meu Mapa Mental do filme Piratas do Vale do Silício, tenho que colocar por base um personagem da história que será Steve Jobs e consequentemente sua trajetória até a criação da empresa multinacional APPLE, que por consequência de atos de Bill Gates foi assim criado a MICROSOFT acarretando por assim dizer um “Fluxograma de Ideias”.

    Responder

  55. associar o mapa mental em um filme é uma excelente maneira de fixar o seu entendimento, deixando ele de forma mais compreensível e clara, pois pega as partes de maior relevância que traz um dejavu, Possibilitando assim concatenar as ideias de forma mais agradável.

    Responder

  56. O mapa mental é uma importante ferramenta para a realização das tarefas do dia a dia, auxiliando na fixação do conteúdo estudado, pois ele organiza as habilidades que o cérebro possui.

    Responder

  57. Para fazer um mapa mental sobre o filme ” Piratas do vale do Silício” , irei fazer uma espécie de linha do tempo com ramificações dos acontecimentos do filme e de suas respectivas datas , além de alguns comentários sobre cada acontecimento.

    Responder

  58. Na minha crianção de um mapa mental farei o uso dos tópicos e temas mais importantes e que precisam de mais enfase dentro do projeto que está em andamento organizando assim as principais, e para os subtítulos de cada titulo faço mão de figuras para a maior compreensão aproveitando a facilidade de informação que trás uma imagem.

    Responder

  59. Para a criação do mapa mental sobre o filme/documentário “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO” , colocaria o nome do filme como tema central , e em seguida palavras chaves como os nomes das empresas , seus criadores , datas e bastante imagens para uma melhor compreensão e memorização do conteúdo apresentado.

    Responder

  60. Mapa mental é um curso ideal para estimular atividade cerebral de pessoa deferente be novo ideia aprendizagem.

    Responder

  61. Muito interessante!!
    Já irei aplicar tal estratégia para o filme: “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO” trazendo como tema central o surgimento da Apple e Microsoft e como sub tópicos, acompanhado de algumas imagens, seu desenvolvimento tecnológico. Aplicarei também algumas datas (específicas ou não) referentes a tal situação, para que possa haver uma conexão de fatos e ideias.

    Responder

  62. Eu não tenho muita certeza quanto a ideia central do filme: Os Piratas do Vale do Silício, mas percebi três pontos centrais que são:
    1º Apple – fundada por Steve Jobs.
    2º Microsoft – fundada por Bill Gates.
    3º As outras empresas que já estavam no mercado a mais tempo, tais como IBM, Xerox, e outros freelancer.
    Alguns destes tinham ideias incríveis mas não tinham visão de como colocar no mercado, já outros aproveitava-se das ideias alheias para seu próprio beneficio e se sobre sair e ganhar vantagem, já que tinha uma visão ampla dos negócios mas não tinham ideias tão inovadoras mas sabiam trabalhar as ideias dos outros.

    Responder

  63. para entender o filme “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO” eu elaborei alguns mapas mentas de forma temporal, no filme se passa duas historias de dois personagens, mais muito vezes uma das historias avançava muito no tempo e outro estava no começo ainda, eu faria reorganização dos fatos através do tempo para entender o filme de forma mais eficaz e eficiente a historia dos dois personagens.

    Responder

  64. Criar um tópico central e, posteriormente, subtópicos para conseguiur armazenar melhor as informações obtidas no filme (ou qualquer outro assunto), é muito interessante pois facilita essa memorização das ideias.

    Responder

  65. Um mapa mental é de suma importância para um melhor entendimento do documentário “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”. Para realização deste mapa seria interessante a colocação de seu tema ao centro apos isso colocarmos fatos relevantes encontrados no documentário.

    Responder

  66. Ficou muito mais claro como desenvolver um mapa mental, de uma forma bastante simples mas não menos eficiente, com isso tenho as ferramentar necessárias pra desenvolver meus próprios mapas mentais.

    Responder

  67. Criar um mapa mental do filme, é basicamente ter por base a história central e apos isso, direcionar os acontecimentos na sua ordem cronológica

    Responder

  68. se caso fosse fazer um mapa mental do filme, iria colocar em evidência a Microsoft e colocaria sub títulos para assim que visuali zar meu mapa logo identificaria em minha memória cenas constantes do filme.

    Responder

  69. Para criar um mapa mental sobre o filme/documentário “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”, Iniciarei com o tema principal e em seguida subtópicos como o ano de lançamento, categoria e assunto. Para melhor entendimento e memorização de seu desenvolvimento, incluirei os fatos relevantes com palavras chaves e/ou desenhos.

    Responder

  70. Artigo excelente!
    Já utilizei mapa mental sem ao menos saber que estava utilizando.
    Agora depois desse estudo vou utiliza-lo de forma correta, seguindo passo a passo e tenho certeza que fará toda a diferença.

    Responder

  71. Estarei colocando em pratica meu primeiro mapa mental, não posso deixar de me deslumbrar pela magnitude prometida.
    Quero potencializar meus estudos e o mapa mental parece ser a ferramenta perfeita.

    Responder

  72. complementando meu outro comentário….
    Para criar um mapa mental sobre o filme piratas do vale do silício, estarei utilizando imagens que demonstrem as varias etapas significantes e inovações tecnológicas que passaram e criaram os protagonista, o feito de sua perseverança e inteligência.

    Responder

  73. O artigo demostra com clareza a finalidade e funcionalidade do mapa mental.

    Responder

  74. O mapa mental, se apresenta como uma importante ferramenta no processo de memorização e aprendizado, já havia usado essa ferramenta em disciplinas da faculdade, agora pretendo usar com maior frequencial nas disciplinas teóricas.

    Responder

  75. O mapa mental é de suma importância, logo associa-lo ao documentário “OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO” é uma excelente maneira de fixar o seu entendimento, deixando ele de forma mais compreensível e clara. Ele pode ser desenvolvido pelo pontos positivos e negativos de cada multinacional como a APPLE e a Microsoft, sua criação, ideias inovadoras, impacto na era da informação, entre outros fatores que influenciam diretamente na sociedade.

    Responder

  76. Mapas mentais são eficazes no processo de memorização, ajuda na compreensão por meio de representações visuais. É um método super válido e fácil de praticar.

    Responder

  77. Para fazer um mapa mental sobre o filme “Os Piratas Do Vale do Silício”, farei uma breve visualização novamente no filme,retirarei palavras-chaves e dissertarei sobre cada tópico ,tentando extrair o máximo possível,utilizarei exemplos e se possível imagens. E farei uma breve levantamento entre os dois principais protagonistas.

    Responder

  78. Para criar meu mapa mental sobre o filme, colocarei a palavra a História da Tecnologia como assunto central colocando tudo em letra maiúscula e vermelho para que seja de fácil entendimento adicionando duas ramificações: Steve Jobs e o outro com Bill Gates cada um com a sua devida cor, e com a sua imagem para que poça associar quando olhar para o trabalho pronto, e em seguida abordando os principais assuntos, temas e discussões trabalhados em cima de cada um e como um todo fazendo uma interligação até que o meu subtema de inicio se cruze e chegue no meu objetivo de como surgiu as invenções que hoje somos tao dependentes criando assim a necessidade de consumo.

    Responder

  79. Para fazer o mapa mental do filme ” Piratas do Vale do Silício” irei colocar como tema central a História da tecnologia vermelho e com letras maiúsculas e em negrito, adicionando duas ramificações o Steve Jobs e Bill Gates e partindo desse pressuposto cada um com uma cor e com sua imagem, colocarei suas principais contribuições, o que podemos aprender sobre o filme, o objetivo central e assim por diante até chegar no momento em que como esses dois caras conseguiram montar seus grandes empreendimentos que nos fez criar nossa necessidade de consumo, sempre mudando a cor e adicionando formas, figuras e desenhos diferentes para que seja agradável para minha compreensão.

    Responder

  80. Trabalharei com o filme ” Piratas do Vale do Silício” por meio de imagens, textos, tópicos, temas e subtemas colocando formatos, cores e tamanhos diferenciados, abordando como assunto principal a criação da Apple e da Microsoft tendo assim meu foco voltado para compreensão da criação desses dois empreendimentos.

    Responder

  81. Devemos usar o mapa mental a partir de banco de dados de acontecimentos sobre o assunto tratado e de informações, conteúdos e documentários sobre o filme ” OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”

    Responder

  82. produzir um mapa mental sobre o filme Piratas do Vale do Silício sera de extrema importância para uma melhor compreensão do filme e de suas informações

    Responder

  83. Muito útil e eficaz no processo de aprendizagem e memorização.

    Responder

  84. Gostei muito desse post pois exemplifica a forma de fazer mapas mentais.

    Responder

  85. Interessante a forma que é produzido. Muito importante para compreensão e para informação.

    Responder

  86. Já conhecia o mapa mental, apliquei ele nos estudos para o ENEM, é muito útil e uma ferramenta de fixação de conteúdo muito eficaz. Ferramenta com bastante aplicação para os estudos da faculdade.

    Responder

  87. Excelentes dicas de como criar um mapa mental, conhecimento importante que não possuía.

    Responder

  88. gostei muito dessa técnica, é um ótimo meio de organizar informações e facilitar o aprendizado.

    Responder

  89. Importante saber elaborar um mapa mental, pois é uma ferramenta que busca auxiliar os estudos.

    Responder

  90. O mata mental é de suma importância para qualquer pessoa que busca o aprendizado. Muito bom, pretendo fazer meu mapa o mais breve possível, ajuda na memorização.

    Responder

  91. Informações muitos importantes, que certamente aplicarei quando criar meu mapa mental.

    Responder

  92. Muito interessante os passos para criar um mapa mental, ajuda muito a saber dividir os pontos principais de estudo.

    Responder

  93. Muito bom. Assim ajudará nós LEITORES a como produzir os mapas mentais, com isso, obtendo exito em nossas metas.

    Responder

  94. interessante o processo de produção do Mapa Mental, postagem bem explicativa .

    Responder

  95. Muito bom! fácil para a compreensão, um modo muito simples de arrumar a vida acadêmica, ajudando a melhoras minhas notas e desempenho.

    Responder

  96. Apresenta muito bem a ideia de um mapa mental.

    Responder

  97. Muito bom! fácil para a compreensão, um modo muito simples de arrumar a vida acadêmica, ajudando a melhoras minhas notas e desempenho.

    Responder

  98. Uma ótima observação, foi as cores, não mais importante do que imagens, ou estilos de letras, mas as cores tenho mais facilidade em memorizar.

    Responder

  99. Um dos grandes benefícios do Mapa Mental é a conexão das ideias e memorização dos caminhos para uma aprendizagem mais sólida do conteúdo e desenvolvimento de novos pensamentos.

    Responder

  100. Muito bom. Ótimas dicas para ser criar o mapa mental, no qual facilita muita coisa na hora dos estudos.

    Responder

  101. Muito interessante!
    M. Mentais são ótimos para memorização.

    Responder

  102. Muito elucidativo, lembra os resumos de escola, e até mesmo os heredogramas.

    Responder

  103. ótimo exemplo, semelhante ao que aprendi, só que este está mais elaborado e de fácil entendimento

    Responder

  104. Muito interessante! Mesmo nunca ter usado o mapa mental, adorei sua maneira simplista e objetiva como correlaciona as informações, favorecendo a busca pelo conhecimento através de uma organização das ideias e estratégica.

    Responder

  105. Acho interessante a ideia de utilizar imagens para lembrar e as cores para separar cada tópico, irei utilizar esse método.

    Responder

  106. Para criar um mapa mental sobre o filme eu colocaria “História da Informática “destacado no centro como ideia principal, em seguido dois tópicos um com ‘’ Microsoft “e outro com “Apple’’ juntamente com o nome e a foto de Bill Gates e Steve Jobs, juntos com as fotos dos computadores de cada uma das marca e fazer algumas anotações sobre como eles influenciaram na era da informática.

    Responder

  107. O tema central do filme seria sonho, a partir desse sonho que cada pessoa ter um computador em suas casas que se migrou para objetivos, realizações e enfrentamento das dificuldades, esse visionários acreditaram e aproveitaram as oportunidades.

    Responder

  108. Pretendo começar pelo surgimento das duas empresas que foram idealizadas por adolescentes.

    Responder

  109. colocar todos os pontos principais do filme. desde o começo quando ninguém acreditava que seria possível chegarem a algum lugar, e o final quando eles alcançam o sucesso.

    Responder

  110. muito bom esse método, utilizarei como método de futuras pesquisas acadêmica .

    Responder

  111. Muito bom, servirá para que eu possa entender mais as disciplinas dada em sala.

    Responder

  112. Ótimo artigo, de fácil compreensão. Minha estratégia para o filme/documentário ‘Os piratas do vale do silício’ pretendo experimentar utilizar imagens para referência, separar por cores e letras diferenciadas, para melhor identificação de cada título, tópico e subtítulo. Utilizando os nomes dos criadores ou das duas empresas

    Responder

  113. Com certeza utilizarei das logomarcas de cada empresa, fotos dos fundadores e farei algumas anotações de como tudo aconteceu, separando por empresa, é claro.

    Responder

  114. Para realizar o Mapa Mental do filme OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO, utilizarei de estratégia de observação e de pontos chaves, correlacionando o que é proposto pelo filme com as informações pertinentes ao tema. Sem deixar de levar em consideração o objetivo do Mapa Mental.

    Responder

  115. vou utilisar o maior numero de imagens relaciomadas as partes ,empresas e fundadores do filme piratas do vale do silicio de porma que fique facil de identificar.

    Responder

  116. Utilizarei como base principal as duas empresas apresentadas durante o enredo do filme Piratas do Vale do Silício (Microsoft e Apple) , vigorizando as datas e os acontecimentos mais importantes nas vidas das mesmas.

    Responder

  117. Muito boa explicação.
    Para realizar o mapa mental sobre o filme OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO, irei colocar o título do filme como ponto central, e a partir daí ligando tópicos que julgo mais importantes. Vou utilizar também, das cores diferentes para cada tópico, creio ser uma boa forma para a fixação de conteúdo.

    Responder

  118. Excelente método, é técnica fundamental para desenvolver projetos e gerenciar a vida pessoal e profissional. Deveria ser uma matéria já no ensino fundamental, a educação e processo de aprendizado seriam revolucionados.

    Responder

  119. Bem interessante essa performance de utilizar a ferramenta dos mapas mentais!!!!!!!!!!

    Responder

  120. Realmente, como dito no texto, o mapa mental é uma grande ferramenta em se tratando de aprendizagem, seja ela qual for. Por se tratar de uma ferramenta que visualmente estimula as conexões neurais, especialmente quando estruturados em desenho ou imagens representativas, já que, nosso cérebro tem maior poder de recuperação de informações quando estas estão associadas com imagens, portanto, uma importantíssima ferramenta de revisão. シ

    Responder

  121. Muito interessante! Colocaria o nome do filme como tema central , e em seguida palavras chaves como os nomes das empresas , seus criadores , datas e bastante imagens para uma melhor compreensão e memorização do conteúdo apresentado.Desta forma ao término do mapa mental eu terei uma relação completa sobre o assunto tratado no filme.

    Responder

  122. O esquema do mapa mental é maravilhoso e super interessante, uma forma magnifica de nos fazer aprender e nosso cérebro é uma maquina sensacional com mil e uma utilidades.

    Responder

  123. Para criar o mapa mental sobre o filme OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO, irei coloca os nomes dos dois personagens principais no centro e ir ligando os pontos mais importantes e datas.

    Responder

  124. Para fazer meu mapa mental sobre o filme, pretendo interligar os personagens as criações e assim desenvolvo suas linhas interligadas aos fatos ocorridos no filme.

    Responder

  125. Como poderia utilizar uma mapa mental referente ao Filme OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO, primeiramente o titulo centralizado em uma folha de papel branca, logo após, faria duas ramificações, uma para direita e outra para a esquerda, sendo que uma ficaria Steve Jobs e a outra Bill Gates .
    No decorrer do Mapa Mental, citaria algumas passagens do filme, cada uma no seu respectivo lado, após salientado os tópicos, colocaria o simbolo de cada empresa e abaixo as contribuições que cada uma desenvolveu para a humanidade.

    Responder

  126. Primeiro, eu acho interessante entender o assunto, depois, eu vou elaborar o mapa mental com os tópicos mais importantes como uma ferramenta de fixação do conteúdo do filme.

    Responder

  127. Ter foco e ser disciplinado contribui para uma construção de um extraordinário mapa mental.

    Responder

  128. O mapa mental é uma das formas mais prática de organizar as ideias.

    Responder

  129. Os programas contribui para compartilharmos, virtualmente e, com maior facilidade nossas ideias.

    Responder

  130. Genial !vai ser mágico ter esta facilidade no dia a dia.
    Muito interessante,espero que eu consiga me adaptar e ter bons resultados num futuro breve!

    Responder

  131. Para fazer o mapa mental do filme Os Piratas do Vale do Silício, coloquei os personagens mais atuantes e suas principais criações além dos ideiais marcantes.

    Responder

  132. Nunca usei o mapa mental, não tinha esse conehcimento, havia ouvido falar, mas não pesquisei sobre, agora vejo sua importasia e sua usabilidade, e irei agregar aos meus estudos.

    Responder

  133. Estabelecer mapas mentais é importantíssimo para a progressão dos pensamentos e tarefas que deve ser organizadas e executadas.

    Responder

  134. Para fazer o mapa mental sobre o documentário OS PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO, irei colocar o nome do documentário no centro e ir ligando aos personagens principais do documentário e os fatos mais marcantes.

    Responder

  135. Para fazer o mapa mental do filme Os Piratas do Vale do Silício, coloquei os personagens principais Steve Jobs e seu amigo Steve.

    Responder

  136. Realmente esse método de usar o mapa mental é magnífico, pois é comprovado cientificamente que o nosso cérebro absorve com mais facilidade as informações se elas forem destacadas e bem chamativas, dai dá-se o uso das cores e imagens! E muitas vezes somos preguiçosos e nos acomodamos ao nosso jeito de estudar e isso é errado, sempre temos que buscar mais artimanhas para fazer com que o nosso cérebro se desenvolva mais e mais e não fique acostumado a um único ritmo.

    Responder

  137. TER UMA META NA VIDA, CONJUNTOS DE IDÉIAS QUE PODEMOS DESENVOLVER. O MAPA E VASTO SERIA UM PONTO INICIAL DE NOSSOS OBJETIVOS.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *