Por que você precisa aprender sobre mapas mentais

Tempo de leitura: 4 minutos

O mapa mental (mind map) é uma ferramenta dinâmica e memorável que pode contribuir para a estruturação do seu pensamento, tornando o planejamento das atividades de memorização mais inteligente e rápidas (BUZAM, 2009).

Quando você desenvolve um mapa mental permite explorar os infinitos recursos do cérebro, tomar decisões apropriadas e entender os seus sentimentos, por ser um métodos inovador que simula as conexões cerebrais.

Existem diversos livros e cursos que demonstram os conceitos de mapas mentais com métodos inovadores focados no aprendizado e na memorização para os estudos. Esses recursos permitem criar anotações mais eficientes e estruturados.

Os relatos de quem utiliza as técnicas dos mapas mentais são extraordinários, pois promovem um sucesso imediato. São ferramentas poderosas para transformação pessoal e um caminho para que você consiga utilizar ao máximo suas habilidades naturais.

Ao utilizar as técnicas de mapas mentais, você amplia sua capacidade de memorização tanto para estudantes, empresários ou para quem deseja ter uma boa colocação no mercado de trabalho.

Buzam(2009) afirma que os mapas mentais permitem:

  • Planejar todos os aspectos da vida com autoconfiança;
  • Desenvolver os recursos para uma comunicação direta e fácil;
  • Estimular a imaginação;
  • Ajudar no processo educacional;
  • Gerir melhor o seu tempo;
  • Aprimorar a memorização.

Os mapas mentais condensam todos os princípios criativos necessários para estimular com eficiência as memórias de curto e longo prazos. O mapa mental é desenhado como um neurônio e projetado para estimular o cérebro a trabalhar com mais rapidez e eficiência, empregando um método que ele já utiliza naturalmente.

Todas as vezes que olhamos para as nervuras de uma folha ou para os galhos de uma árvore, os “mapas mentais” da natureza reproduzem a forma dos neurônios e refletem a maneira como nós mesmos somos criados e ligados.

Assim como os seres humanos, o mundo natural está sempre mudando e se reproduzindo,  sua estrutura de comunicação parece similar a nossa. Um mapa mental é uma ferramenta de pensamento projetada com base na eficiência dessas estruturas naturais.

Os mapas mentais podem ser utilizados em vários propósitos em sua vida. Veja a lista:

  • Nas escolas ou universidades: leitura, revisão de conteúdo, anotações, desenvolvimento de ideias criativas, gerenciamento de projetos e ensino;
  • Nos seu trabalho: geração de ideias, gerenciamento de tempo, elaboração de projetos, formação de equipes e apresentação de novos produtos ou processos internos;
  • Em casa: estabelecimento de prioridades, gerenciamento de acontecimentos e da vida familiar;
  • Em sua vida social: lembranças de datas importantes, recordações de pessoas e lugares, planejamento de viagens e eventos sociais.

Os mapas mentais podem te ajudar a planejar e administrar informações com eficiência e aumentam a probabilidade de obter sucesso.

Os mapas mentais são úteis também quando objetivos e metas não estão claros. Todos nós passamos por momentos na vida em que o futuro nos parece incerto. Nessas fases, os mapas mentais apresentam uma contribuição inestimável para a solução dos problemas.

Quando temos decisões difíceis a tomar, a questão mais importante de que devemos nos lembrar é que ter um objetivo é sempre melhor do que não ter nenhum.

Um mapa mental pode ajudá-lo também a ser mais criativo em termos de ideias e soluções:

  • A situação em que você está: sonhos, seus anseios, problemas e ideias;
  • Quem você é: em casa, no trabalho, nos momentos de lazer e nos relacionamentos;
  • A maneira como você entende o mundo: seu modo de se relacionar com os outros;
  • O que você quer: para si mesmo, para as pessoas, para o presente e para o futuro;
  • Como conseguir o que você deseja.

Um mapa mental é também extremamente útil nos processos de armazenagem e organização de informações e na identificação de palavras-chave e fatos originários de:

  • Livros, jornais e fontes da Internet;
  • Palestras, cursos e material de pesquisa;
  • Reuniões de negócios, atas, conversas, listas;
  • Sua própria mente.

Os mapas mentais são particularmente de grande ajuda na sua vida escolar/acadêmica, nos treinamentos dentro das organizações e em aplicações em sua vida. Agora é só colocar em prática.

Você gostou deste post? Deixe nos comentários sua opinião.

Referências:

  • BUZAN, Tony. Mapas Mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
  • http://www.mapamental.org/mapas-mentais

150 Comentários


  1. Já utilizei o mapa mental na faculdade, é uma ferramenta muito útil para o aprendizado, e também para outras funções no cotidiano como trabalho, vida pessoal, tarefas e eventos da nossa vida. Ele nos permite um raciocínio rápido sobre determinado tema, e ajuda a manter o foco nos objetivos principais, se tornando uma ferramenta muito útil em nossas vidas!

    Responder

    1. O Mapa Mental vem como um facilitador da nossa vida diária e corriqueira onde temos que guardar inúmeras informações a nossa volta. Sua utilidade é realmente Impressionante, pois com essa pratica venhamos a desempenhar melhor qualquer função que fazemos seja no trabalho , escola ou na universidade. Muito importante essas dicas e que realmente vale apena por em prática.

      Responder

    2. Se organizar já faz com que tenha um mapa mental em evolução.

      Responder

      1. Organizar por prioridades. De objetivos específicos até alcançar o objetivo geral.

        Responder

    3. É uma ferramenta fundamental que proporciona um direcionamento preciso nas metas pesquisadas de forma eficiente e precisa.Eu não usava esse método pretendo aderir essa ferramenta para melhor aprendizado.

      Responder

  2. não uso, mais agora vou usar já que mapas mentais ajudam a planejar aspectos da vida com autoconfiança segundo Buzan kk

    Responder

  3. Eu sempre pego um tema central e vou destrinchando temas importante relacionados a ele, utilizo mt o site goconqr.

    Responder

  4. Apaixonada pela matéria!!!
    O mapa mental já foi de grande valia para mim, principalmente na área acadêmica, e lendo o texto deswcobri outras formas de utiliza-lo.
    Obrigada pelas dicas.

    Responder

  5. Já usei o mesmo na faculdade somente. Creio que este pode ser utilizado nas mais diversas áreas para melhor obtenção de informações.

    Responder

  6. Usei o mapa mental apenas uma vez na faculdade, e acredito que seria onde teria mais utilidade para mim, ajudando a armazenar informações úteis.

    Responder

  7. Já utilizei o mapa mental, sendo ele de suma importância para eu conseguir criar uma linha cronológica da minha trajetória dentro de uma determinada disciplina na qual buscava saber minha mudança desde o seu inicio ao seu termino.

    Responder

  8. Utilizei o mapa mental somente na faculdade, acho que se pode aplicar em qualquer situação do cotidiano, sendo no trabalho, na vida pessoal, vida acadêmica ou até mesmo para reorganizar sua própria mente e pensamentos.

    Responder

  9. Já usei o mapa mental na faculdade. Com ele é possível colocar as prioridades em evidências e assim solucionar outras questões que estão ligadas a ela.

    Responder

  10. Gosto muito de usar o mapa mental, ele não só facilita em lembrar da informação como ajuda também a aumentar a quantidade de informações na minha mente, me possibilitando um maior raciocínio naquilo que eu precisar, por diversos conteúdos comprimidos que me ajudam na memorização.

    Responder

  11. Utilizei o mapa mental no trabalho para organizar relatóriose, pastas e notas e também para administrar o tempo para cada atividade. O mapa mental pode ser usado em qualquer situação sendo assim uma ferramenta indispensável para nossa vida.

    Responder

  12. Eu ja utilizo o mapa mental em todos os campos de minha vida.

    Responder

  13. Já apliquei o Mapa Mental nos estudos, e é espetacular. O aprendizado fica bem mais fácil. Pretendo também aplicar no meu cotidiano, para melhor compreensão das coisas ao meu redor. Por estarmos em constate mudança de pensamentos, devemos explorar mais sobre essa ferramenta Mapa Mental. Uma ótima ideia para absorção de conhecimentos e autoaprendizagem.

    Responder

  14. Ainda não utilizei o mapa mental, por não ter o conhecimento,mas ja usei sistemas de planejamento um pouco parecidos, mas a partir de agora vou tentar aplicar o mapa mental, como eu vi,ha vários lugares que ele pode ser usado, eu particularmente vou aplicar na minha vida de estudos e no trabalho, que é o que ocupa mais tempo de mim.

    Responder

  15. Venho utilizando o mapa mental desde quando comecei a estudar para concursos e tem sido uma ferramenta de grande retorno.

    Responder

  16. Já utilizei os Mapas Mentais, até mesmo quando não sabia que se chamava “Mapas Mentais”. Na vida pessoal, nos estudos e no trabalho com a organização do tempo que é muito importante e neste artigo vi que ela pode ser usada em infinitas áreas e funcionalidades podendo melhorar, e muito o nosso dia a dia. Obrigada.

    Responder

  17. Já utilizei mapa mental.
    Muito bom para o foco e organização dos estudos, utilizo também em algumas ocasiões na empresa onde trabalho ou em palestras oferecidas pela mesma, para que possa ter um bom aproveitamento e aplicação na empresa.

    Responder

  18. Na maioria das vezes querendo ou não, usamos o mapa mental que nem percebemos na vida social principalmente quando entramos em uma universidade e passamos a ter maior contato com livros, artigos,sites entre outros. É natural usarmos o mapa mental , a diferença é que uns utilizam ele com mais frequência e com mais precisão. Creio que se todos tivessem consciência do quanto melhoraria nosso raciocínio, e nosso desempenho talvez hoje teríamos uma sociedade com indivíduos melhores qualificados levando em conta o raciocínio .

    Responder

  19. Já utilizei é um método muito eficaz. Pois define a gestão de tempo, a organização, nos ajuda a definir melhor memorização e por consequência saindo da zona de conforto e fazendo tarefas que pensamos que não somos capazes levantando nossa autoconfiança. Projetar, idealizar projetos que almejamos sem um método favorável tanto pra estudantes, quanto já sendo usado por empresários.

    Responder

  20. Já utilizei o mapa mental, a princípio considero bastante útil para uma melhor compreensão de determina temática a ser aprimorada.

    Responder

  21. O mapa mental é presente em minha vida e eu não fazia ideia de que essa era sua denominação. Desde a escola me organizava para estudar usando este método, pois considerava que conseguia absorver maior número de informações. Hoje, levo essa estratégia para a vida, o trabalho e faculdade, principalmente nos dias corridos organizar o tempo que tenho se tornou relevante para a conclusão das minhas atividades cotidianas. Após a leitura, consegui visualizar novas áreas para aplicar o mapa mental e acredito que será interessante colocá-las em prática.

    Responder

  22. Já utilizei o mapa mental e foi de suma importância, pois através dele, abrimos nossa mente. Podendo assim, pensar e realizar atos com mais eficiência.

    Responder

  23. Já utilizei o Mapa Mental na área acadêmica e profissional. Pretendo utilizar também no cotidiano, pois irá facilitar o meu dia a dia e aumentar o desempenho nas minhas atividades.

    Responder

  24. Já utilizei o Mapa Mental na área acadêmica e profissional. Pretendo utilizar também no cotidiano, pois irá facilitar o meu dia a dia e aumentar o desempenho nas minhas atividades.

    Responder

  25. Nunca usei mapas mentais, mas o artigo me instigou a pesquisar mais sobre o assunto, achei muito interessante, posso usar mapas mentais, no meu trabalho para planejar meu dia e minhas metas, na faculdade para estudo das disciplinas e pesquisas, e para estudar para concursos.

    Responder

  26. Nunca usei mapas mentais, mas o artigo me instigou a pesquisar mais sobre o assunto, achei muito interessante, posso usar mapas mentais, no meu trabalho para planejar meu dia e minhas metas, na faculdade para estudo das disciplinas e pesquisas, e para estudar para concursos.

    Responder

  27. A partir de hoje começarei a usar o mapa mental, pois é uma ferramenta que facilita muito o aprendizado e a organizar as tarefas do cotidiano, além de ajudar com a memorização de informações!!

    Responder

  28. Já utilizei o mapa mental na escola em apresentações, e na faculdade para facilitar algumas anotações, ajudando no meu raciocínio fazendo com que o aprendizado seja muito mais ágil.

    Responder

  29. Excelente artigo. Amo estudar, mas nunca havia utilizado o mapa mental.
    Será muito útil em minha vida universitária e no cotidiano do trabalho.

    Responder

  30. Não uso, É muito interessante o artigo e bastante útil. mais agora vou usa já que o mapa mentais mais criativo em termos de ideias e soluções e planejar aspectos da vida.

    Responder

  31. Eu nunca utilizei o mapa mental de forma direta e objetiva, mas organizo bem o meu tempo, claro que não como eu necessito sempre falta tempo, mas tenho prioridades. Aprendendo melhor como é um mata mental irei utiliza-lo da melhor forma e corriqueiramente, para que seja natural o meu processo de formação tanto acadêmico quanto profissional.

    Responder

  32. O mapa mental, é uma importante ferramenta capaz de auxiliar o indivíduo em técnicas de memorização, facilitando entre outras o processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. aumentando a probabilidade de obter sucesso nas tomadas de decisões e manter o foco no objetivo.

    Responder

    1. Já tinha ouvido falar sobre mapas mentais mas nunca usei,pretendo a partir de agora fazer uso do mesmo,vejo que será de muito vália não só enquanto acadêmico mas também no trabalho e até mesmo na vida pessoal.

      Responder

  33. nunca utilizei o Mapa mental mas vejo que é uma otima ferramenta para auxilio do trabalho e estudo, ele estimula o cérebro fazendo com que seja possível desenvolver recursos, para administrar todas as informações necessárias com grande eficiência. Podendo assim organizar e estruturar melhor qualquer projeto de vida, tanto planos futuros quanto do cotidiano.

    Responder

  34. Sempre busco utilizar mapa mental na área acadêmica, pois auxiliam muito na memorização dos conteúdos que serão empregados para toda a vida!!

    Responder

  35. Utilizo muito os mapas mentais para organizar meus pensamentos e ideias, e assim poder realizar meus projetos com mais eficácia.

    Responder

  36. Nunca utilizei um mapa mental, mas pretendo, pois ele ajuda a manter o foco no objetivo e a se organizar para melhor aproveitar o tempo.

    Responder

  37. nunca usei mapas mentais, mas pretendo usa taqui em diante, pois sei que é um técnica fantástica de memorização que pode me ajudar na vida acadêmica e pessoal.

    Responder

  38. Já utilizava, sem saber que se tratavam de mapas mentais, agora que sei oque são e o quão bom são, tenho certeza que continuarei a utiliza-los

    Responder

  39. nunca utilizei o mapa mental, mas e uma excelente maneira de colabora no nossos estudos, e a partir de hoje sempre utilizarei.

    Responder

  40. Em minha vida nesse período de estudos e escola, não havia usado esse método para me aprimorar nos meus estudos. Mas agora sabendo do mapa mental poderei me ajudar muito, pois com ele posso de uma maneira mais rápida ajustar meus horários, ser mais organizada e ter mais tempo para estudar e me dedicar em minha vida acadêmica.

    Responder

  41. Excelente artigo. Já li um livro (Mentes Brilhantes) que relata várias situações para você utilizar o mapa mental, e a partir de então comecei a utilizá-lo para a faculdade e até mesmo para decorar o número da placa da moto que não conseguia memorizar. Mas é muito importante utilizar essa técnica, ela nos auxilia ainda em nosso aprendizado.

    Responder

  42. Primeiramente quero agradecer pelo excelente post, e que é fundamental para podermos gerir toda nossa jornada. Não usava o mapa mental, porém indiretamente na programação do que deve ser priorizado e na organização de vários aspectos na vida habitual que levo ele estava inserido, e a partir de agora levarei esse aprendizado para pratica no meu dia a dia.

    Responder

  43. Já tinha ouvido falar sobre o mapa mental e já havia me despertado a vontade de usa-lo,mas não sabia. Mas agora que estou cursando uma graduação ele será bem útil para o meu desempenho no estuto. O artigo explícito acima ajudou a despertar mais minha curiosidade sobre o mapa mental e tentarei utiliza-lo da melhor forma possível .

    Responder

  44. Nunca usei, mas agora que sei a importância dele, vou utilizá-lo com frequência.
    Devido nosso dia-a-dia ser extremamente corrido e cheio de novas informações, devemos usar esse meio de gravar essas informações e organizar nosso tempo, para que possamos dar o nosso melhor naquilo que fazemos.

    Responder

  45. Para mim o mapa mental é como fazer um mapa do tesouro , uma forma de organizar os pensamentos. Terá grande utilidade no trabalho sobre o filme “Piratas do Vale do silício”, e também para muitas outras questões da vida.

    Responder

  46. Já utilizei os Mapas Mentais, mesmo não sabendo que assim é denominado. Utilizei como por exemplo, para o estudar, ajudando a fixar o conteúdo e para lembrar de datas importantes.

    Responder

  47. Utilizei muito o mapa durante meus estudos para o Enem, ele foi de muita grande importância nesse período, me ajudou a organizar tudo o que eu precisava estudar e memorizar para a prova. Agora na faculdade vou começar a utilizar o mapa com mais frequência para aumentar meu desempenho nas matérias que eu tenho dificuldade.

    Responder

  48. Eu já fiz uso dos mapas mentais , mas não sabia que ele tinha esse nome. N empresa onde eu trabalho utilizo esse método ,pra delegar funções para meus colegas, agora vou me aprofundar mais pra poder aplicar em outras área da minha vida, pois tenho certeza que vai ser de grande utilidade em minha carreira .

    Responder

  49. Ano passado tive a oportunidade de aprender a fazer e entender a necessidade do mapa mental, não utilizo com a frequência que deveria mas reconheço que é um otimo metodo.

    Responder

  50. achei muito legal abordar sobre esse tema, pois já usei uma vez o mapa mental para estudar o concurso do INSS, me ajudou bastante porque o conteúdo era muito extenso e sem duvida aprendi muito de forma simples e bem mais rápida. nesse sentido é uma boa opção para quem busca algo simples e principalmente sintetizar o conhecimento.

    Responder

  51. Eu já conheço esta ferramenta, o mapa mental. Me ajuda muito na organização do meu tempo, isso contribui para que eu possa aproveitá-lo da melhor maneira possível, tanto nas tarefas do dia a dia, como nos trabalhos acadêmicos.
    Posso considerar, que quanto mais fizer seu uso, mais hábil e ágil você se torna!

    Responder

  52. Muito me chama atenção este artigo, pois já utilizo desse método a algum tempo e justamente por meio dele consigo me organizar em tempo hábil na execução de minhas tarefas.
    Aqui pude conhecer outras áreas a serem exploradas, como por exemplo a estimulação a criatividade, pretendo fazer uso do mapa mental de forma eficiente aproveitando todos os recursos que tem a me oferecer para a minha melhora em âmbito geral.

    Responder

  53. Já usava o mapa mental antes mesmo de saber que era esse o nome. Tem sido de grande ajuda tanto na Faculdade, no curso e até mesmo no trabalho. Já me ajudou de diversas maneiras como por exemplo me tornar organizado, definir corretamente os meu horários e saber focar no que é preciso.

    Responder

  54. Gostei muito dessa matéria , ainda não utilizei o mapa mental por falta de conhecimento, mas agora pretendo aplicá-lo não somente nos estudos, mais também em aspectos da minha vida pessoal e no trabalho , acredito que vá me ajudar muito .

    Responder

  55. Muito útil! não só em questões mais particulares, mas também, e digamos que com muita importância em nosso dia a dia em momentos que nos depararmos com situações difíceis que necessitam de uma resposta imediata o mapa mental é uma excelente ferramenta que vem nos auxiliar nas tomadas de decisões e na organização do nosso cronograma diário. Faço uso e recomendo!

    Responder

  56. Já utilizava esses mapas mentais nos meus estudos , e ajuda muito pois estudando vários temas que tem vinculo com aquilo que você deseja saber o conteúdo fica bem mais fixado. Já usei os mapas mentais para apresentação de trabalhos no ensino médio.

    Responder

  57. Ótima matéria!!
    O mapa mental é extremamente útil para toda e qualquer situação e como universitária posso dizer que ele só tem a me acrescentar, facilitando na hora dos estudos e também na aplicação do conhecimento durante as provas. Nunca tive a oportunidade de utiliza-lo, devido a falta de conhecimento do mesmo, mas, após este artigo me pergunto: como consegui viver sem ele antes? Chegou a hora de colocá-lo em prática!!

    Responder

  58. O mapa mental é uma ferramenta dinâmica e memorável focados no aprendizado e na memorização para os estudo.E também ter uma boa colocação no mercado de trabalho. enfim planejo todos os aspectos da vida com auto confianças sem medo e com mais mente aberto e mais criativo em termo de ideia.

    Responder

  59. Eu nunca usei mapa mental e ainda não tinha ouvido falar desta técnica para o aprendizado.
    Achei muito interessante, vou dar uma pesquisada melhor para aprender mais sobre como aplicar a técnica para conseguir um melhor resultado nos estudos. Será muito útil para as matérias que possuem conteúdos mais decorativos, já que pelo que entendi usa-se uma associação de ideias em forma de desenho ou escrita para se compreender ou expor melhor um determinado assunto.

    Responder

  60. Parece ser bem útil usar mapas mentais para poder organizar melhor nossas vida em todos aspectos, tendo em mente tudo organizado ajudara a tem um pensamento mais livre e ideias para melhorar seus aspectos intelectuais.

    Responder

  61. Eu já conhecia esse ferramenta, apesar de não conhecer ele por esse nome, mais já utilizei diversas vezes na escola quando tinha provas e apresentar trabalhos, conseguia processar muitas informações de forma organizada, esse método me ajudava muito nessas horas a não esquecer de nada e não me confundir com outro assunto.
    achei muito bom o artigo pois vi que ele tem uma grande importância na aplicação tanto meio escolar e trabalho e também no dia-a-dia.

    Responder

  62. Apesar de já utilizar essa prática para a vida acadêmica, gostei muito das outras possibilidades que esse recurso nos trás de, tambem, poder aplica-lo em todas as áreas de nossas vidas.

    Responder

  63. Nunca usei um mapa mental, porém apos a leitura deste excelente artigo pude ter melhores informações, e farei uso do mesmo em meus estudos e em minha profissão.

    Responder

  64. O mapa mental, proporcional uma visão completamente nova de como me organizar, com toda certeza utilizarei a partir de agora, sabendo oque estou fazendo

    Responder

  65. Já ouvi falar antes, mas não com esse aprofundamento, é notório como pode ser uma excelente ferramenta de aceleração do conhecimento e memorização, adotarei os mapas mentais no meu cotidiano, tendo em vista que ainda peco na hora de me organizar e definir algumas prioridades. Excelente artigo!

    Responder

  66. Utilizo os mapas mentais para fins de estudo e em algumas situações no trabalho e vida social. É um ótimo recurso para memorizar e otimizar o aprendizado, pois esse método é de fácil absorção e pode ajudar muito a tornar a rotina mais produtiva.

    Responder

  67. Não utilizo e nunca utilizei mas achei interessante, das pra se organizar bem para os estudos acadêmicos e organização da vida pessoal, e também em um futuro trabalho para melhor organização.

    Responder

  68. Excelente post.
    Já havia ouvido falar sobre mapas mentais, porém nunca parei para ler sobre eles.
    Interessante e fascinante. Pretendo utilizar em todos os propósitos supramencionados.
    Acredito ser de grande valia principalmente para absorção de grandes conteúdos de estudo, otimizando a aprendizagem.

    Responder

  69. Um artigo melhor que o outro!
    Depois de ler esse post descobri que sempre utilizei o mapa mental, porém, não o fazia de maneira correta.
    Agora tenho uma visão ampla de como e porque fazê-lo. E a grande contribuição e importância para o dia a dia e até mesmo para as situações mais complexas de nossas vidas.

    Responder

  70. Não havia utilizado esse método antes, porém achei muito interessante, vou aplica-lo no meu dia a dia , será muito útil no meu cotidiano, tanto na vida pessoal como na faculdade e em concursos posteriormente que eu venha estuar..

    Responder

  71. Não havia utilizado esse método antes, porém achei muito interessante, vou aplica-lo no meu dia a dia , será muito útil no meu cotidiano, tanto na vida pessoal como na faculdade e em concursos posteriormente que eu venha estudar..

    Responder

  72. Já utilizei na universidade, é um método muito eficaz e proporciona uma visão completamente nova de organização. Pretendo utilizar na minha vida pessoal, com amigos, familiares, no âmbito empresarial quando ingressar, e estudar para concursos. Em suma o mapa beneficia também com uma rotina mais produtiva. Não tinha muito conhecimento sobre o assunto e acredito que esse artigo alavancou mais no meu conhecimento intelectual. Excelente texto!

    Responder

  73. Eu ja Utilisei o Mapa mental é muito utilizado pelos Estudantes, é uma forma de se organizar os pensamentos e os estudos, e aumenta os conhecimentos, é fundamental pro dia a dia essa técnica que nos ajuda a se organizar.

    Responder

  74. Nunca fiz uso dos mapas mentais, mas podemos aplicar no nosso dia a dia, nas organizações, como uma ferramenta de estudo e estrategia para podemos analisar e discutir os pontos mais importantes, planejando o vai ser necessário ser mudado ou enfatizado.

    Responder

  75. Não. Poderei utilizar este conhecimento em todo trajeto acadêmico, na vida pessoal e empresarial sendo uma ferramente muito útil e versátil a qualquer momento. E com isso nos faz relembrar do que necessitamos para compreendermos nossa revisão sobre determinados temas, dando foco nos objetivos.

    Responder

  76. Não. Poderei utilizar este conhecimento em todo trajeto acadêmico, na vida pessoal e empresarial sendo uma ferramenta muito útil e versátil a qualquer momento. E com isso nos faz relembrar do que necessitamos para compreendermos nossa revisão sobre determinados temas, dando foco nos objetivos.

    Responder

  77. já havia ouvido falar sobre mapas mentais , e até sobre sua importância ,porem nunca pensei em utilizar um , entretanto vejo agora que esse recurso pode ser muito benéfico na obtenção de resultados em meus estudos.

    Responder

    1. Nunca utilizei o mapa mental, mas a partir de agora gostaria de usar, pois é uma boa ferramenta de aprendizagem e tem grande importância no nosso cotidiano podendo melhora nossa memoria e imaginação dentro do trabalho, faculdade e vida social.

      Responder

  78. Aprender sobre mapas mentais é muito importante pois o mesmo melhora o processo de aprendizagem sobre qualquer assunto, fazendo você enxergar de forma mais ampla o assunto com o qual está lidando.

    Responder

  79. É importante o uso de mapas mentais no processo de aprendizagem pois auxilia a memorização e otimiza a obtenção de conhecimento.

    Responder

  80. Eu não tinha conhecimento sobre esse mapa mental. Nunca fiz uso. Mas acredito que pode ser aplicado em todas as áreas da nossa vida.

    Responder

  81. Eu já fiz o uso de um mapa mental e é extremamente útil para toda e qualquer situação, principalmente por nos propiciar a organização necessária para ter um bom foco, continuarei a utilizar essa poderosa ferramenta.

    Responder

  82. Se já utilizei eu não sei, não tinha conhecimento sobre este assunto. Mas vou procurar saber sobre, algo que irá me ajuda na minha vida acadêmica, futuramente ou em qualquer outro lugar em que eu possa estar.

    Responder

  83. um ótimo estudo, onde tirei grande proveito, por ser um acadêmico e para ter um desempenho melhorado no cotidiano, e futuramente no mercado de trabalho.

    Responder

  84. Nunca utilizei mapas mentais, mas vou pesquisar mais sobre o assunto, pois tenho extrema dificuldade em organizar meu tempo, tenho memória fraca e não sigo muito as prioridades. Muito interessante o assunto pesquisarei mais e adotarei a ideia

    Responder

  85. Excelente ferramente, já havia lido sobre, mas nada aprofundado. Certamente começarei a utilizar para o desenvolvimento de atividades.

    Responder

  86. Muito Interessante! Os Mapas mentais parecem ser uma ótima ferramenta, por isso eu vou procurar utilizá-lo em todas as áreas da minha vida!

    Responder

  87. Lendo esse artigo obtive conhecimento sobre um assunto ainda não conhecido por mim, e como e para que utilizar em sua vida/cotidiano assim lhe trazendo benefícios tanto para sua vida social como pessoal.

    Responder

  88. Eu nunca utilize esse ferramenta para estudar, mas já ouvi falar.
    Agora com certeza começarei a utilizar.

    Responder

  89. O mapa mental aparenta ser uma ferramenta interessante para organizar as idéias para futuros estudos ou trabalhos em grupos, interessante e útil.

    Responder

  90. O mapa é muito interessante em todos os aspectos, a sua utilização pode tornar nossas vidas mais organizadas. Nunca utilizei, mas pretendo colocar em pratica brevemente

    Responder

  91. O mapa mental é muito útil, ajuda na organização de pensamento e te ajuda a usar seu tempo da melhor maneira possível.

    Responder

  92. Não conhecia essa ferramenta, porém apresenta ser de grande importância e utilidade. Buscarei utilizá-lo!

    Responder

  93. Nunca usei o Mapa Mental, porém achei muito interessante. Pretendo utiliza-lo para melhorar meu desempenho na faculdade.

    Responder

  94. A estruturação das ideias, previamente vistas convidam nossa mente a raciocinar e assim memorizar não somente o conteúdo mas também o caminho até ele.

    Responder

  95. utilizei apenas uma vez no ensino médio, e foi muito bom o jeito com que aprendemos as informações de forma rápida e sucinta

    Responder

  96. Nunca apliquei este método “Mapas Mentais” por não ter conhecimento, mais achei de interessante por facilitar a planejar e administrar várias áreas da vida.

    Responder

  97. Nunca utilizei essa ferramenta, mas buscarei, pois aparenta ser um ótimo método para organizar nossa vida pessoal e profissional.

    Responder

  98. Os mapas mentais tem grande aplicabilidade na nossa vida, seja na vida acadêmica ou na vida organizacional. Ele pode ser aplicado também na organização de eventos sociais ou planejamento de viagens, dessa forma garantindo uma maior precisão nas suas tarefas.

    Responder

  99. É muito importante utilizar o Mapa Mental, não conhecia, mais auxiliar a planejar e organizar as ideias e o tempo.

    Responder

  100. Mesmo nunca tendo utilizado essa ferramenta, vejo que e um ótimo método para planejamentos em geral.

    Responder

  101. Utilizei esse método para começar a estudar para concursos, achei um método bem proveitoso.

    Responder

  102. Já utilizei o mapa mental na vida acadêmica, para organizar melhor o tempo para os estudos, na revisões de assuntos apresentados em sala e no planejamentos dos trabalhos.

    Responder

  103. Mais um aprendizado para ajudar a alcançar os meus objetivos… agora por em pratica.

    Responder

  104. Muito interessante o mapa para ajudar a organizar as ideias e melhorar a forma de estudar.

    Responder

  105. Não conhecia mas acredito que será de grande ajuda ao longo da vida em tudo que for realizar.

    Responder

  106. Já utilizava os ‘mapas mentais’ sem saber que eram chamados assim.Pretendo buscar mais sobre o assunto, para melhor utilizar a ferramenta. Seja nos estudos, na vida pessoal ou no trabalho, para a melhor organização do tempo. Neste artigo vi que ela pode ser utilizada em várias áreas, podendo melhorar, e muito a funcionalidade do tempo.

    Responder

  107. O mapa mental é interessante porque ajuda para o estudo, a organização de informações.

    Responder

  108. nunca utilizei um mapa mental , mais vou tentar empregá-lo no meu dia a dia .

    Responder

  109. muito bom. não sabia que com mapas mentais posso organizar tudo e assim ter mais capacidade de aprendizagem.

    Responder

  110. Nunca utilizei os mapas mentais, vou utiliza-lo e vê onde posso melhorar ao longo do tempo

    Responder

  111. Já conhecia e utilizo o Mapa Mental, pois com ele posso delimitar meu objetivo principal de uma forma simples e prática, que me permite levantar informações ou objetivos específicos. Reconhecendo a importância do Mapa Mental como forma de aumentar o conhecimento, a produtividade e a inovação no dia-a-dia.

    Responder

  112. TINHA MUITA DIFICULDADEPARA ESTUDAR ARE QUE APRNDI A USAR MAPAS MENTAIS QUE SAO MUITO EFICASES E TORNA MAIS FACIL AORENDER E ESTUDAR

    Responder

  113. Nunca utilizei o mapa mental, mas vou passar a utilizar no meu cotidiano, tendo em vista quê ajudará na minha organização em todos os sentidos.

    Responder

  114. Uma ferramenta super importante na vida do acadêmico e para as pessoas que querem ter mais resultados, quem insere o mapa mental no seu dia a dia, consegue de uma forma mais clara a lembrar dos conteúdos, e sera muito útil na carreira acadêmica.

    Responder

  115. Já utilizei é uma ferramenta muito útil para nosso aprendizado, e nos auxilia a se organizar de forma simples e prática .

    Responder

  116. Fiz muitos mapas mentais durante o ensino médio, eles me ajudavam a resumir o conteúdo através de palavras chave. Está técnica me fui muito útil em uma época em que o material era muito extenso.

    Responder

  117. Uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento acadêmico!!!!!

    Responder

  118. Realmente, como dito no texto, o mapa mental é uma grande ferramenta em se tratando de aprendizagem, seja ela qual for. Por se tratar de uma ferramenta que visualmente estimula as conexões neurais, especialmente quando estruturados em desenho ou imagens representativas, já que, nosso cérebro tem maior poder de recuperação de informações quando estas estão associadas com imagens, portanto, uma importantíssima ferramenta de revisão. シ

    Responder

  119. Que interessante!!! Não tinha conhecimento que existia essa ferramenta para ajudar no aprendizado. Vou pesquisar melhor para aprender mais sobre como aplicar a técnica para conseguir um melhor resultado nos meus estudos. Será muito útil para as matérias que possuem conteúdos mais decorativos, espero que me ajude nos concursos públicos.

    Responder

  120. ACHEI INTERESSANTE PARA ORGANIZAR AS IDEIAS MAIS NAO CONSIGO APRENDER COM A MEMORIA FOTOGRÁFICA.

    Responder

  121. Uma boa ferramenta para auxiliar na vida acadêmica e profissional.

    Responder

  122. O mapa mental é uma ferramenta extraordinária que nos auxilia em tudo que fazemos, eu utilizo para apresentações de seminários e para estudar para as provas, o mapa faz com que nosso cérebro com apenas uma palavra-chave, raciocine de maneira rápida e eficaz e nós nos lembramos de tudo.

    Responder

  123. O mapa mental é um facilitador para todos que o utilizam, não somente para quem estuda, mas em nossa vida, nos planos ele é ótimo para otimizar nossas atividades cotidianas e no estudo para assimilação do conteúdo apresentado!!!!!

    Responder

  124. Ótimo contexto, irei aprimorar mais meus estudos e a vida pessoal, pois os mapas mentais auxiliam muito em diversas situações.

    Responder

  125. O mapa mental é um recurso natural que facilita nossa compreensão referente aos objetivos que nós desejamos traçar. Influenciando nossas decisões profissionais e particulares.

    Responder

  126. Com o auxílio do mapa mental, podemos nos destacar em diversas áreas de nossas vidas, pois o mesmo contribui para uma excelente memorização. Método utilizado, geralmente por grandiosos concurseiros.

    Responder

  127. Nunca utilizei mapa mental,me parece fantástico,afinal tudo que contribui para a evolução do nosso conhecimento é sempre muito bem vindo!

    Responder

  128. Muito bom aprender que novas ferramentas podem nos ajudar no nosso cotidiano, espero usar mapas mentais em breve.

    Responder

  129. A estruturação do pensamento faz com que auxilie a estabelecer estratégias de estudo. Facilitando a conexão com o conhecimento.

    Responder

  130. Ainda não conhecia o mapa mental , mas é uma grande ferramente de ajuda na organização em vários sentidos. Passarei a utilizar para varias tarefas.

    Responder

  131. O MAPA SERIA UMA ESPÉCIE DE PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE MEMORIZAÇÃO PERMITE EXPLORAR O CÉREBRO AJUDA A ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO APRIMORAR CONHECIMENTOS. COLOCAR PENSAMENTOS POSITIVOS.

    Responder

  132. Não conhecia sobre o mapa mental , mais com esse artigo pela as boas características que dão pela a imaginação pela a facilidade que tem de aprender as coisas começarei a usar .

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *