[TCC] COMO ESCREVER: Justificativa

Tempo de leitura: 4 minutos

Trata-se da apresentação, em forma de texto, que demonstra a relevância e atualidade do tema, bem como na motivação para a sua escolha. Devem ser priorizados argumentos científicos e não pessoais que motivaram a escolha do tema.

Sugere-se apresentar aqui, se houver, problemas práticos que demonstrem a relevância do tema. Lembre que um bom texto de justificativa do projeto será utilizado como parte da introdução da monografia em Monografia II. Sugere-se a justificativa redigida entre 2 e 4 páginas.

Assim como a Justificativa de qualquer outro projeto, a de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve seguir alguns padrões que esclareçam os motivos para a realização de sua pesquisa.  Seguindo os padrões estipulados pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, esta parte do projeto do TCC deverá apresentar as razões do que será abordado ao longo da monografia. Procure articular a relevância intelectual e funcional do assunto investigado acrescentando a sua experiência prática como elaborador do projeto.

É neste momento em que se tentará convencer com argumentos sólidos a universidade, o orientador ou uma instituição de financiamento de que sua proposta de pesquisa merece ser realizada. Some a defesa de suas idéias, a utilização de citações de outros autores para que ocorra um ponto de encontro com as pesquisas científicas na mesma linha do tema escolhido e a sua proposta. O diálogo com os principais autores ou correntes interpretativas sobre o tema deve ser um dos pontos mais importantes para dar credibilidade ao seu trabalho.

A Justificativa deverá exaltar a importância do tema a ser estudado e a necessidade de se levar adiante tal empreendimento sem que se responda tudo o que será tratado ou concluído durante o projeto. Seja direto e coeso para não incluir outras partes do projeto na Justificativa

É fundamental que a escolha do tema do trabalho e o problema apresentado sejam bem escolhidos, pois são esses fatores que dirá da relevância do trabalho. Uma dica é sempre escolher temas que podem influenciar direta ou indiretamente nas questões sócias ou contribuir com benefícios a sociedade. E também temas que produzam conhecimentos a respeito de questões muito discutidas atualmente.

Para mostrar que seu projeto de pesquisa é bom, é preciso apresentar sua importância de maneira clara e concisa da justificativa do TCC, que é a área dirigida para tal função. Para saber como iniciar a escrita de sua justificativa, primeiro pense e pergunte a si mesmo: porque minha pesquisa é importante?

Então você deve pensar nas razões que justificam seu trabalho, a relevância que ela tem tanto em níveis de produção de conhecimento, como benefícios a sociedade ou ao meio acadêmico.

Para dizer da importância da pesquisa, que é a base da justificativa do TCC, volte nos objetivos de seu projeto, aquilo que você se propôs a pesquisar, e então apenas esclareça os motivos que te levaram a eles. Depois pense se é o momento favorável ou não para a realização deste trabalho. Pense na oportunidade que ele terá em meio a academia, e se o contexto social também é pertinente para que a pesquisa seja elaborada.

O trabalho de conclusão de curso precisa ser muito bem fundamentado, principalmente teoricamente, e para tanto, precisa fazer sentido, começando pelos motivos os quais você decidiu sobre um tema especifico. Seu objeto de estudo, seus objetivos, a finalidade, etc, precisam fazer sentido, e é na parte da justificativa que você explanará sobre o sentido global de seu trabalho.

REFERÊNCIA:

  1. AIP, AIP Style Manual. (American Institute of Physics, Woodbury, 1990).
  2. AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos: sem “arrodeio” e sem medo da ABNT. São Paulo: Saraiva, 2010.
  3. Ciência prática – WebSite: acessado 29.05.2014
  4. http://cienciapratica.wordpress.com/2011/11/02/o-que-escrever-na-metodologia/
  5. http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/Arquivos/14_2_problema_hipotese_justificativa.htm

Texto elaborado por:

Eduardo Yukihara

Eduardo G. Yukihara é Professor Associado na Oklahoma State University. É bacharel (1995) e doutor em Física pela Universidade de São Paulo (2001), tendo sido orientado pela Profa. Dra. Emico Okuno. Sua produção científica inclui mais de 50 artigos publicados em revistas científicas internacionais e co-autoria do livro “Optically Stimulated Luminescence: Fundamentals and Applications”. É membro do conselho editorial da revista Radiation Measurements e faz revisão de manuscritos regularmente para mais de 15 revistas científicas, incluindo Medical Physics, Radiation Measurements, Nuclear Instruments and Methods in Physics Research, Journal of Luminescence, Physics in Medicine and Biology e Physical Review B.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *