[TCC] COMO ESCREVER Resumo, Abstract/Resumen

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⇯ Resumo (Abstract) é o ‘cartão de visita’ de seu trabalho científico: pequeno e completo. Ele é uma pequena amostra de todo o trabalho desenvolvido. Portanto, o Resumo deve conter: introdução(um a duas frases), objetivo(s), material e método, resultados, discussão e conclusão(ões).

O Resumo deve ser escrito de forma impessoal (200-300 palavras), sem parágrafos. Em algumas revistas científicas, o Resumo, em vez de ser o primeiro bloco escrito do artigo, vem após a Bibliografia.

ABSTRACT

O Abstract é a tradução (versão) do Resumo para o inglês (mais utilizado/o mais usado) [200-300 palavras].

RESUMEN

O RESUMEN é a tradução (versão) do Resumo para o espanhol (pouco usado) [200-.300 palavras].

ESBOÇO PARA ESCREVER UM RESUMO

Introdução “O objetivo deste estudo é
Objetivo  
Material e Métodos: 
Discussão
Conclusão

 

OBSERVE: Esses retângulo são apenas para limitar o espaço da escrita de cada parte do resumo. Com a prática, você não mais precisará deles.

DICAS:

A estrutura padrão mínima de um resumo pressupõe cinco elementos básicos:  

1) título; 2)definição do tema ou do objeto da pesquisa;

2) objetivos;

3) metodologia em caso de pesquisa empírica ou referencial teórico utilizado;

4) resultados da pesquisa e

5) palavras-chave.

Em caso de resumos de projetos dispensa-se o quarto ponto porque, obviamente, não se pode antecipar as descobertas de uma pesquisa que sequer foi desenvolvida.

Destes cinco elementos, em geral, na área de Jornalismo os mais adotados são a definição do tema ou objeto e os objetivos. Uma boa parte dos colegas ainda esquece da necessidade de incluir a metodologia e/ou referencial teórico empregados e ainda são raros os casos de resumos com a estrutura formal completa, com a apresentação dos resultados alcançados.

Um resumo começa por um bom título. O título deve apresentar e delimitar o objeto de estudo e os objetivos ou resultados da pesquisa. Nada impede que para atrair a atenção o título seja mais conotado, desde que se precise o objeto de estudo no subtítulo.

Nunca deixe de indicar o período, a instituição ou lugar de realização do estudo.  É aconselhável uma linguagem objetiva e clara com o uso de estilo acadêmico, evitando gírias ou termos coloquiais e ambíguos.

Deve-se ter o máximo de cautela para utilizar os conceitos com exatidão, reduzindo os riscos de equívocos de interpretação. Como nem todos os conceitos são amplamente conhecidos, indicar sempre as referências para possibilitar uma compreensão plena do conteúdo do trabalho.

REFERÊNCIA:

AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos: sem “arrodeio” e sem medo da ABNT. São Paulo: Saraiva, 2010.

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