[TCC] COMO ESCREVER: Título, Autor(res) e Afiliação

Tempo de leitura: 1 minuto

⇯ Um artigo científico é dividido em seções e sempre começa com o trio: TÍTULO, AUTO(RES) e AFILIAÇÃO.

TÍTULO

O título é o primeiro contato do leitor com o seu produto (artigo, capítulo, livro etc.). Este deve ser simples, completo, geralmente curto (10 a 20 palavras) e com o(s) nome(s) científicos(s) do ser vivo sem erros quando aplicável.

O título deve descrever, de forma adequada e direta o conteúdo do artigo e ser escrito de tal maneira que cative o leitor, além de boa impressão.

AUTO(RES)

O(s) nome(s) do(s) auto(res) deve(m) seguir as normas da editora ou do comitê científico. Deve-se colocar apenas coautor(es) que tenha(m) algum trabalho relevante na pesquisa.

Quando a colaboração é mínima, não deve ser colocado o nome (do colaborador) como coautor.

Quando houver mais de um autor os nomes devem ser ordenados de acordo com quem trabalhou mais durante a pesquisa (preparo do projeto, condução do experimento, análise estatística, escrita).

No caso de trabalho envolvendo professor-orientador e aluno(s), é comum utilizar o nome do aluno primeiro, seguido  do orientador. Nos casos, porém, em que o projeto de fomento, o nome do orientador vem primeiro, seguido do nome do aluno.

AFILIAÇÃO

É fundamental ter, após o nome do autor ou em algum lugar (apropriado) na primeira página (paper), a afiliação do mesmo (Órgão: universidade, departamento, centro de pesquisa etc., seguido do e-mail).

Em alguns artigos científicos, por exemplo, recomenda-se colocar, no rodapé, o endereço completo do autor principal para eventual contato por quem tiver interesse.

REFERÊNCIA:

AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos: sem “arrodeio” e sem medo da ABNT. São Paulo: Saraiva, 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *