Currículo: 07 Erros Bobos sobre currículo que Fazem Você parecer um idiota

Tempo de leitura: 2 minutos

Ao fazer seu currículo pela primeira vez, a maioria dos candidatos a uma vaga de emprego cometem os mesmos erros básicos, colocando as mais diversas informações: número da carteira de trabalho, endereço completo, habilitação, CPF, RG e muitos ainda adicionam os dados familiares.

É bem verdade, que no passado já bem distantes, essas informações eram imprescindível para um currículo ser aceito nas organizações. Mas o que devemos lembrar é que nesse passado distante, não havia a disponibilidade do acesso fácil a internet como há hoje.

Hoje a maioria dos recrutadores não querem e não tem tempo para analisar informações que julgam desnecessárias nesta etapa  do processo de recrutamento. Adicionar dados ou informações além de não ajudar, pode desviar o foco de informações que realmente farão os olhos do recrutador  brilhar.

Fiz uma lista com informações que não são mais necessárias adicionar em um currículo. Confira abaixo:

  1. Endereço completo: as empresas não fazem entrevista em sua casa, basta adicionar, o telefone fixo ou smartphone e o endereço de e-mail;
  2. Estado civil: empresas dificilmente se preocuparão com essa informação, se você é solteiro(a), casado(a), divorciado(a) ou mesmo viúvo(a).
  3. Número da carteira de habilitação: a não ser que a vaga desejada seja para motorista;
  4. Dados familiares: o recrutador não precisa saber o nome de seus pais, de seu cônjuge ou de seus filhos para decidir se vai ou não contratá-lo;
  5. Nome das escolas em que estudou quando criança: se o candidato tem diploma de ensino médio ou curso superior, conclui-se que tenha passado pelo ensino médio.
  6. Religião ou raça: isso não interfere em seu desempenho profissional, a menos que seja um vaga  muito específica;
  7. Cursos rápidos, palestras e afins: melhor resumir tudo em uma única linha, em vez de gastar folhas listando um a um. Exemplo, 45 horas de treinamento na área X. Chama mais a atenção.

REFERENCIAS:

MAX, Gehringer. Lições para o sucesso, São Paulo, 2016.

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego

http://www.vagas.com.br/profissoes/dicas

Foto: Photo by Climate KIC on Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *