Currículo: a surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre a primeira impressão

Tempo de leitura: 3 minutos

A maioria dos candidatos a um emprego ficam curiosos como será feita a seleção dos currículos, principalmente quando existem um número muito grande de candidatos para a vaga. Preste muita atenção porque a resposta a esse questionamento pode apontar o caminho para você conquistar a sua vaga.

E você também vai entender claramente porque, muitas vezes a primeira impressão é a que fica mesmo.

Certamente você já sabe que quanto mais tempo de estudo, maior será sua chance de conseguir um lugar no mundo do trabalho. Também é importante saber que diploma de curso técnico e curso superior te darão mais chances de obter uma vaga. Mas isso não garante nenhum emprego, existem outros fatores que podem influenciar a decisão do recrutador.

Uma das variáveis a ser considerada pelo recrutador, está em chamar a atenção por meio do seu currículo.  Selecionei 9 dicas importante para você elaborar corretamente o seu currículo:

  1. Seja sucinto. O currículo ideal não ultrapassa uma folha de papel. Existem exceções, mas para profissionais com muitos anos de experiência, que podem chegar a duas páginas. A dica é contar a sua história profissional de maneira concisa e objetiva.
  2. Deixe claro o seu objetivo profissional. É preciso destacar qual a área de atuação. Defina um único setor, seja ele administrativo, comercial ou recursos humanos, por exemplo – nunca todos eles. Os profissionais em início de carreira podem colocar objetivos um pouco mais generalistas.
  3. Aposte em sobriedade. Com exceção de profissionais ligados a áreas de criatividade, como: design e publicidade, um currículo deve ser sempre visualmente discreto. As principais dicas são: folha de papel em branco, formatação simples, fonte tamanho 11 ou 12, cores comuns (preto ou azul marinho) e fonte tradicionais (arial ou time new roman), e a linguagem deve ser sempre formal.
  4. Cuidado com o Português. O currículo e a sua porta de entrada para a tão sonhada vaga naquela organização, e por isso, qualquer tropeço na língua portuguesa  ao chegar, pode ser decisivo. Um erro de ortografia ou digitação pode causar má impressão ao recrutador e pode ser um fator determinante na hora da triagem inicial de candidatos.
  5. Não utilize adjetivos generalistas. Listar suas qualidade de forma pouco específica não causa um boa impressão. Termos como dinâmico, perfeccionista ou orientado para resultados, não diz ou validam suas habilidades.  Melhor mesmo, é listar suas conquista de trabalho, que evidenciam estas características.  
  6. Não esqueça do seu contato. Um dos itens básico de um currículo é o meio de contato para a empresa falar com você, caso se interesse pelo seu perfil. Inclua o seu número de telefone e o seu e-mail, esse itens são requisito para garantir sua presença na próxima etapa do processo seletivo. E fique de olho na caixa de entrada e no spam também, muitas oportunidades podem ser perdidas se não tiver atento às novas mensagens.
  7. Mentir mesmo que seja só um pouquinho, nunca é uma boa opção. No meio profissional de recrutamento, muito profissionais se conhecem e trocam informações entre si. Isso quer dizer que se você colocar alguma informação que não seja totalmente verdadeira, fácilmente o recrutador pode verificar essas informações.
  8. Sobre Inglês e outras línguas, seja sincero. Outro problema seríssimo e informar em seu currículo que tem influência só para causar um boa impressão. É o tipo de informação que costuma ser checada durante a entrevista presencial.
  9. Outro ponto importante é que se tornou um mito, é o fato de passar por diversos área distintas da empresa. Isso não mancha o seu currículo, desde que bem justificado. O mais importante é mostrar consistência em sua trajetória. Portanto, um currículo diverso, se bem explicado, não lhe trará problemas.

REFERENCIAS:

  1. MAX, Gehringer. Lições para o sucesso, São Paulo, 2016.
  2. https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego
  3. http://www.vagas.com.br/profissoes/dicas
  4. https://www.folhadirigida.com.br/mercado-de-trabalho/especiais/

Foto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *